ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu de Arqueologia e Etnologia cria projetos interativos para ensino de história antiga

O Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (Larp), do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu projetos interativos que ensinam a história da Roma Antiga. A partir da reconstrução de estruturas arquitetônicas e ambientes sociais dentro de aplicativos e ferramentas de realidade virtual, pretende-se aliar tecnologia ao ensino da história. O Museu de Arqueologia e Etnologia é uma unidade da Universidade de São Paulo. voltada à pesquisa, à docência e à difusão cultural e científica.

Aplicativo Domus

“Com uma interface semelhante a jogos de videogame, o aplicativo Domus mostra a estrutura interna de uma antiga casa romana. O usuário pode navegar entre cômodos, como a cozinha, o escritório e o banheiro, além de poder manipular objetos e ler textos informativos. A ferramenta também conta com imagens de objetos reais encontrados em escavações arqueológicas e textos de apoio para professores, com conteúdos didáticos sobre arquitetura, economia, religião e alimentação romana, que podem ser baixados neste link.

A ferramenta pode ser utilizada em smartphones nas versões Redux, em que o usuário tem a experiência em primeira pessoa, e Realidade Aumentada. Nessa versão, é necessário que o usuário utilize a planta da casa do aplicativo, disponível no site do Laboratório, para realizar as atividades interativas. Também é possível fazer o download no computador, em: www.larp.mae.usp.br/rv/domus

O Último Banquete em Herculano

“O primeiro jogo eletrônico desenvolvido pelo laboratório conta a história de Septimus, um escravo da Roma Antiga que precisa cumprir tarefas para preparar um banquete. A narrativa se passa no dia 24 de agosto de 79 d.C. — data em que as cidades de Pompeia e Herculano foram destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio. Como apoio pedagógico, o jogo conta ainda com um guia didático produzido por pesquisadores do laboratório.

O jogo é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS, além da versão para computador. O link para download das três versões está disponível em: www.larp.mae.usp.br/o-ultimo-banquete-em-herculano/download/

Roma Aumentada

“Criado por arqueólogos, o aplicativo de realidade aumentada permite que o usuário interaja em tempo real com alguns dos edifícios mais comuns da Roma Antiga — como o Anfiteatro, o Aqueduto e o Arco do Triunfo. Para acessar, basta instalar o aplicativo, baixar os marcadores de realidade aumentada (QR Codes específicos para cada um dos edifícios), disponíveis neste link, e apontá-los para a câmera do celular. A ferramenta também conta com informações textuais sobre as características de cada monumento.”

Roma Touch

“Este aplicativo permite que os usuários naveguem pelo mapa 3D da Roma Antiga. Além disso, também é possível obter informações sobre os monumentos espalhados pela paisagem, escritas por pesquisadores e especialistas do laboratório. O aplicativo está disponível para dispositivos Android e iOS.”

Vipasca Antiga

“O aplicativo 3D interativo permite que o usuário navegue em tempo real pela área de mineração romana — hoje presente em Aljustrel, em Portugal. Foi desenvolvido a partir da tese de doutorado do pesquisador Alex da Silva Martire, intitulada “Ciberarqueologia em Vipasca: o uso de tecnologias para a reconstrução-simulação interativa arqueológica”. A versão para computador pode ser baixada neste link.”

Escaneamentos 3D

“A ferramenta permite a visualização 3D de peças arqueológicas, além de trazer informações sobre os artefatos. Pode ser acessada a partir deste link.”

Para conhecer mais sobre o Museu de Arqueologia e Etnologia, acesse o link: http://mae.usp.br/

O Click Museus é um projeto que visa aproximar o público dos museus, democratizando o acesso das instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

Conheça a Artista Janaina Braz

Read Next

Conheça a Artista Erika Pedraza

Deixe uma resposta