Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Apresentação
Com o objetivo de expandir sua presença para além de seus muros, aproximando-se do cotidiano das escolas e qualificando as visitas educativas, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo vem realizando, desde 2017, diversas ações trabalhando temas como direitos humanos, colecionismo e patrimônio por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas ao equipamento cultural.
Para o exercício de 2022, o MI pretende aumentar a abrangência das atividades realizadas no âmbito do Programa Público Escolar, através do projeto Museu vai à escola, que prevê o desenvolvimento de ações em escolas, seguindo os eixos conceituais da instituição e alguns de seus temas transversais, como diversidade cultural, relações étnico-raciais e direitos humanos.
Requisitos
Estão aptas a participar dessa seleção escolas públicas municipais e estaduais localizadas no município de São Paulo, que atendem alunos do Ciclo Fundamental II, sendo, no mínimo, 80 (oitenta) e, no máximo, 120 alunos organizados, no mínimo, em 2 (duas) e, no máximo, em 5 (cinco) salas. As escolas devem ter disponibilidade para participar de ações nas próprias dependências às terças-feiras entre 10h e 12h e/ou entre 14h e 16h, bem como para realizar visitas ao Museu da Imigração, mediante calendário pré-estabelecido pela instituição. Além das visitas presenciais e das atividades, as escolas participantes deverão disponibilizar espaço pré-acordado entre partes para receber um objeto do acervo do Museu da Imigração, que irá compor parte das ações do projeto.
Os professores responsáveis pelas salas serão convidados a participar de um curso de formação para a implementação do projeto em data acordada entre as partes.
Etapas
O projeto se realizará ao longo do exercício de 2022, de acordo com o seguinte cronograma:
– Período de inscrições: de 01 a 30 de abril de 2022. No caso de inscrição realizada pelo correio, será considerada a data da postagem;
– Divulgação dos resultados no site do Museu da Imigração: 11 de maio de 2022;
– Reunião e formação com representantes das escolas participantes: a partir de 24 maio de 2022;
– Visitas técnicas às escolas participantes: datas e horários a serem combinados, sendo no mês de maio de 2022;
– Atividades nas escolas e visitas ao Museu: datas a combinar entre agosto e novembro de 2022;
– Encontro de avaliação e encerramento: data a combinar em 2022.
Clique Aqui para se inscrever
Fonte e Texto: Museu da Imigração