Museu da História e Cultura Afro-brasileira é inaugurado no (RJ)

Inaugurou no Rio de Janeiro o Museu da História e Cultura Afro-brasileira (Muhcab), um museu que mescla diversas tipologias. Sendo assim, é um museu de território, histórico, a céu aberto e socialmente responsável. Assim, abrange a chamada Pequena África: a Escola José Bonifácio, a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha e o Cais do Valongo. Este último, aliás, se tornou Patrimônio Mundial em 2013, no Dia da Consciência Negra. Além disso, o Museu inclui também o Morro da Providência.

O Muhcab tem, portanto, o objetivo de resgatar, preservar e revitalizar a memória afro-brasileira. Isso é feito através da história da região, que foi palco do maior desembarque de africanos escravizados no mundo. Assim, o Museu discute sobre o desenvolvimento da cultura afro-brasileira e a relação com a situação do negro na sociedade atual. Dessa maneira, a narrativa parte do período escravagista, passa pelo pré e pós abolicionista e chega até o contemporâneo.

Resgatar, reinterpretar e reapresentar as memórias que apagaram é de extrema importância para reescrever essa narrativa. Dessa forma, é possível mobilizar a empatia do visitante com os lugares, as personagens e os eventos que ocuparam a região. É, portanto, uma versão afrocentrada e alternativa da história cheia de preconceitos que é tão difundida ainda nos dias de hoje.

SERVIÇO DO MUSEU

Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de funcionamento: Quinta, sexta e sábado de 10:00 as 17:00.

Entrada gratuita.

Para acompanhar a programação do Muhcab, você pode entrar no site ou seguir as redes sociais.

Foto de Capa: G1

MASP- VAGA ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

As CUIAS do baixo amazonas patrimônio brasileiro