Curso: Nativismo Negro – Intelectuais e artistas negros no pós-abolição
O curso pretende abordar, antes de mais nada, a trajetória social e obras de autores negros brasileiros nos anos tensos do pós-abolição, buscando compreender a nação brasileira.
Antes de tudo o debate público brasileiro nos últimos anos tem sido, entre outras palavras, a relevância e a visibilidade dos intelectuais negros brasileiros.
O eurocentrismo do currículo pedagógico das escolas e universidades, a importância de uma literatura autoproclamada negra e periférica.
O boom do feminismo negro, bem como a republicação de autores como Abdias do Nascimento, e Maria Carolina de Jesus por grandes editoras brasileiras são evidências desse processo.
Entretanto, o conhecimento da história intelectual dos negros brasileiros ainda é bastante restrito ao período atual e à segunda metade do século vinte.
Cada encontro contará com uma parte expositiva além de um debate com os participantes sobre o tema da aula e os textos de referência sugeridos pelo professor.
Curso: Vivências em desenho – Arte e Casa
Nesta proposta, a ilustradora e arquiteta Marla Rodrigues reconhece o ato de desenhar como experiência e possibilidade de acesso a memórias.
A oficina propõe a realização de encontros virtuais para desenhar a partir de diferentes formas de pensar o desenho e com quatro perspectivas possíveis: “casa memória”, “casa corpo”, “casa abrigo” e “casa cidade”.
Cada encontro contará com a apresentação de algumas referências artísticas ou literárias, leituras de imagens que irão contribuir para expandir a reflexão sobre as perspectivas que serão abordadas de casa.
Por fim, será criada uma pasta compartilhada com os participantes em um ambiente virtual para postagem dos exercícios a serem visualizados no encontro seguinte.
Materiais: livre escolha (sugestão: lápis, canetas coloridas, lápis de cor, papéis diversos, etc.).
Não é necessário ter experiência com desenho.
Foto e Texto: Casa Ema Klabin