Mulheres Modernistas: O e-book O Centro pelo Olhar das Mulheres conta com 44 páginas, recheadas com ilustrações, que compartilham como a História das Mulheres se entrelaça com a História de São Paulo e o movimento modernista.
Moradora do centro de São Paulo por anos, a historiadora Thaís Carneiro, pesquisadora associada da USP, sentiu falta de uma narrativa que contemplasse as mulheres. Foi olhando para a sua própria vizinhança que veio a ideia de criar um roteiro a pé para a região que contasse a história das mulheres modernistas.
Saiba mais sobre a história das mulheres modernistas
As caminhadas seguiram o roteiro a partir do Centro Novo da cidade de São Paulo, região dos bairros República e Consolação. Visitando os cartões-postais da cidade, analisando em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história. Para tanto, passando por lugares como Teatro Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, COPAN, Praça Roosevelt e Viaduto do Chá.
Quem são essas mulheres modernistas?
Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu têm um tanto de coisas para nos mostrar. Reconhecida ou não pelos seus trabalhos, em condições sociais e econômicas tão distintas, elas foram silenciadas pela História e recuperadas recentemente.
O que mulheres artistas como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral têm em comum? E o que Pagu, como jornalista, tem a ver com elas? Como a arquitetura de Lina Bo Bardi complementa essa discussão?
O que você encontrará no livro?
O Centro Histórico de São Paulo por meio da história das Mulheres
Saiba como a narrativa histórica pode ser enriquecida ao saber a trajetória das mulheres.
Você não vai querer parar de ler!
Linguagem didática e direta, produzida por uma educadora que atua há 12 anos em instituições educativas como escolas e museus.
Uma forma de visitar a cidade sem sair de casa
Estruturado como um guia de bolso, o e-book selecionou lugares que você pode visitar por meio da literatura.
Conheça a cidade como os locais
Um compilado de lugares tradicionalíssimos para comer e beber na região central de São Paulo.
Sugestões culturais
Selecionamos uma série de livros, documentários e podcasts para você aprofundar o seu conhecimento.
Para adquirir o livro, clique aqui.