ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

MON – PR Apresenta a exposição “O mundo mágico dos Ningyos”

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. Atualmente o Museu abriga três exposições de longa duração, sendo uma delas “O Mundo Mágico dos Ningyos” uma coleção de bonecos japoneses que compõe o acervo da instituição juntamente com mais três mil peças, doadas pelo embaixador Fausto Godoy ao MON.

A curadora da exposição, Denise Mattar, explica por que os Ningyos ocupam um lugar diferente na sociedade japonesa, em relação aos bonecos no Ocidente. “Para nós, eles são brinquedos, enquanto que no Japão são objetos cheios de significados milenares, que evocam uma atmosfera mágica e ritualística”, diz. “São muito valiosos, frágeis e guardados como tesouros de família.”

Tradicionalmente, os Ningyos são presentes auspiciosos para desejar longevidade, saúde e fertilidade aos recém-nascidos. Também são exibidos pelas famílias em datas especiais e a eles se atribui a missão de proteger e purificar as casas que os recebem.

A exposição “O Mundo mágico dos Ningyos” está localizada na Sala 10 do Museu, e poderá ser vista até 29 de agosto de 2021. De terça a domingo, das 10h às 18hs. Com as quartas feiras de visitas gratuitas.

Renata Rodrigues

Read Previous

O restaurante “Food” de Gordon Matta-Clark: Experiências de arte e comida

Read Next

Santa Marcelina vaga de Analista de Sistema de Informação-SP

Deixe uma resposta