MIS – SP apresenta curso online sobre Cinema, Política e Trabalho.

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo oferece o curso “Cinema, política e trabalho: seis análises sociológicas e estéticas”, onde serão analisadas seis produções cinematográficas por seus conteúdos temáticos, tendo como eixo condutor uma abordagem da teoria social.

Os longas-metragens que envolvem dramas realistas sobre relações sociais e de trabalho diante da globalização do capital ou que tramam conteúdos acerca da restrição do campo da liberdade dos indivíduos. O curso consiste na disponibilização dos filmes em uma plataforma, liberada previamente aos alunos, seguida de aulas expositivas realizadas pelo professor.

Dentro do conteúdo programática tem os filmes: Segunda-feira ao sol (Los lunes al sol, dir. Fernando León de Aranoa, Catalunha), O corte (Le couperet, dir. Costa-Gavras, Bélgica/França), Biutiful (Biutiful, dir. Alejandro González Iñarritu, México/Espanha) Bem-vindo (Welcome, dir Philippe Lioret, França), Persépolis (Persepolis, dir. Marjane Satrapi, França, 2007, 95 min), e Afterimage (Powidoki, dir Andrzej Wajda, Polônia).

O curso acontecera entre os dias 15 e 26 de janeiro, e conta com 70 vagas. As aulas serão ministradas por Claudinei Cássio de Rezende, professor de História e História da Arte na PUC-SP. As inscrições são pagas e devem ser feitas através do site da própria instituição.

Chinelos velhos viram esculturas na África

MAC-USP – CONCURSO PARA PROFESSOR(A) TEMPORÁRIO(A)