“Memórias de Minas Gerais” – A arte de Mário Soares

Exposição “Memórias de Minas Gerias”

 “E esse é o elemento de arte do vaqueiro, a maneável matéria com que ele pensa e pratica o seu estilo: Levanta-te, Boi Bonito, oh meu mano, com os chifres que Deus te deu…”

(Pé-duro, chapéu-de-couro em Ave, palavra, João Guimarães Rosa, 1970)

Como tradicionalmente acontece em todos os anos, uma nova exposição temporária está sendo exibida no Museu Casa Guimarães Rosa por ocasião da 33ª Semana Rosiana, apresentando temas e trabalhos artísticos relacionados ao universo do escritor, nascido em Cordisburgo/MG em 1908. Neste ano o convidado é o artista Mário Soares, natural de Bocaiúva, cidade localizada no norte de Minas Gerais, na bacia do Rio Jequitinhonha.

Mário Soares é designer de moda, formado na Escola de Belas Artes da UFMG em 2017, com carreira profissional no ramo da estamparia têxtil, habilidade a partir da qual desenvolveu a técnica empregada nos seus trabalhos artísticos – a impressão digital em tecido- que confere uma linguagem contemporânea às suas obras.

O artista mineiro teve oportunidade de passar uma temporada na Itália e de morar um período em Curitiba, onde criou o estúdio de estampas Rapó Creative. Entretanto, sua  inspiração sempre esteve ligada a suas origens mais profundas, nascidas da sua trajetória como filho de agricultores, morador do sertão, ouvinte e contador de estórias. Suas telas são impregnadas de cenas bucólicas das comunidades interioranas e seu traço é delicado, assim como os muitos detalhes nelas presentes. Assim, ele “pratica seu estilo” tendo a matéria rural como maior referência.

Na sua cidade natal, Mário mantém uma galeria de arte, onde criou um ambiente de resgate da memória local e de contação de estórias, enfatizando sua paixão pela narrativa. Atualmente, a Galeria Mário Soares se consolida como ponto de encontro e convergência de profissionais e apreciadores da cultura, o que contribui sobremaneira para a formação de público, difusão de técnicas e fazeres artísticos, além de apoiar ações de preservação de acervos de cunho regional.

Na exposição “Memórias de Minas Gerais” patrocinada pela CEMIG, foram selecionados 18 belos trabalhos  que certamente serão apreciados pelos visitantes do Museu Casa Guimarães Rosa, levando-os ao contato com ambientes alusivos ao Brasil profundo, tão caro ao nosso João Guimarães Rosa.

Andréa de Magalhães Matos

Equipe de Montagem da Exposição: Ronaldo Alves, Yan Heyder, Sérgio Aroldo, Janaína Costa e Eulália Souza

Exposição “Memórias de Minas Gerais”
Exposição “Memorias de Minas Gerais”
Exposição “Memorias de Minas Gerais”
Título da Obra: “Boiadeiros”
Título da Obra: “Carroça”
Título da Obra: “Carro de Boi”
Título da Obra: “Pipa”
Título da Obra: “Vaqueiro”

INFORMAÇÕES:

Museu Casa Guimarães Rosa – Avenida Padre João, 744, Cordisburgo/MG – CEP: 35780-000

Tel: (31) 3058-1587 / E-mail:museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br

Instagram: instagram.com/museuguimaraesrosa

Facebook: facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg

Youtube: youtube.com/c/MuseuCasaGuimarãesRosa

Read Previous

Museu de Arte da UFC convida para Oficina de Abayomi

Read Next

Oficina grátis e online de Fotografia no Museu de Arte UFC

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *