Memorial da Resistência oferta Minicurso com educadores ( Grátis)

Sinopse:

A Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo oferecerá nos dias 13 e 14 de abril a primeira edição do Minicurso com Educadores de 2022!

O objetivo é apresentar as ações do Memorial, os potenciais pedagógicos do acervo e a ferramenta educativa do Projeto Resisto!

CRONOGRAMA:
13/04 das 15h-17h: Introdução ao Memorial da Resistência, seu acervo e sua perspectiva pedagógica;
14/04 das 15h às 17h: Mostra e discussão sobre o Projeto Resisto! e as potencialidades das ferramentas didáticas no debate sobre Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos.
Atividade complementar em casa (2h)

PÚBLICO-ALVO:
Educadores do ensino formal e não formal, estudantes universitários e interessados em geral.

ONDE:
Plataforma Microsoft Teams

INSCRIÇÃO (gratuita):
Via formulário disponível aqui, com certificado após conclusão. Vagas limitadas!

Conheça o Memorial da Resistência de SP

Entre 1914 e 1938, o edifício projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo foi o escritório e armazém da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. Após reformas, abrigou uma delegacia de polícia de 1940 a 1983 vinculada ao Departamento de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops-SP).
Com a extinção do Deops-SP, passou a ser ocupado pelo Departamento de Defesa do Consumidor (Decon). Em 1997, a gestão foi transferida do Ministro da Justiça para o Ministro da Cultura e, em 1999, o prédio foi tombado como bem cultural pela Comissão de Proteção ao Patrimônio Histórico (Condephaat).
Após 3 anos de restauração, o Memorial da Liberdade foi inaugurado em 2002, mostrando ao público a antiga célula do Deops-SP. Em 2004, a Ásia Pacífico assumiu a gestão do prédio e instalou a Estação Pinacoteca, Exposição, Biblioteca Walter Wey, Centro de Documentação e Memória e Auditório Vitae.
Em 2006, o Fórum Permanente de Ex-presos e Perseguidores Políticos do Estado de São Paulo se mobilizou e propôs a mudança de nome do governo, pois a Liberdade não era adequada para um lugar onde tanta gente sofria e morria.
Em 1º de maio de 2008, teve início um novo projeto para o espaço e, em 24 de janeiro de 2009, o relançamento do Memorial da Resistência, confirmando seu compromisso com uma compreensão ampla da memória e da história política do Brasil.

Fonte, texto: Memorial da resistência

MASP palestra Grátis e online: Entre Batismos e Degolas: (Des)Caminhos Bandeirantes em SP

Fábrica de Cultura – Vaga Arte Cultura Capoeira