MASP oferta seminário grátis: Histórias da Diversidade

Nos dias 9 e 10.6.2022 será transmitido o seminário ‘Histórias da Diversidade’, segundo de uma série que antecipa o programa do MASP dedicado ao tema durante todo o ano de 2024. Em português, diversidade é um termo que vem intrinsecamente associado com identidades queer e diversidades de gênero, e a noção de histórias – diferente da História – é mais aberta, multívoca, inacabada e não totalizante, abrangendo não apenas relatos históricos, como também histórias pessoais, contos e narrativas ficcionais. Com dois dias de duração, o seminário tratará de temas como ativismo queer/trans, uma esfera pública reimaginada e movimentos sociais LGBTQIA+, tudo isso em conexão com a cultura visual e as práticas artísticas.

Sinopse da ação:

Histórias da Diversidade é o segundo de uma série de seminários que antecipa o programa do MASP dedicado ao tema durante todo o ano de 2024. O primeiro, realizado em 2021, contou com as presenças de C. Ondine Chavoya, Carlos Motta, E. Patrick Johnson, Érica Sarmet, Jeffrey Gibson, Grupo Mexa e Luiza Brunah, Lux Ferreira Lima, Mel Y. Chen, Nancy Garín Guzmán, Nicolas Cuello, Olivia K. Young, Tavia Nyong’o, Virginia de Medeiros e Vitor Grunwald. O programa vem incrementar a missão do MASP, um museu diverso, inclusivo e plural, no estabelecimento de diálogos críticos e criativos entre o passado e o presente por meio das artes visuais. Em português, diversidade é um termo que vem intrinsecamente associado com identidades queer e diversidades de gênero, e a noção de histórias – diferente da História – é mais aberta, multívoca, inacabada e não totalizante, abrangendo não apenas relatos históricos, como também histórias pessoais, contos e narrativas ficcionais. Com dois dias de duração, o seminário trata de temas como ativismo queer/trans, uma esfera pública reimaginada e movimentos sociais LGBTQIA+, tudo isso em conexão com a cultura visual e as práticas artísticas.

Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP
André Mesquita, curador, MASP
David Ribeiro, assistente curatorial, MASP
Guilherme Giufrida, curador assistente, MASP
Julia Bryan-Wilson, curadora adjunta de arte moderna e contemporânea, MASP

FOLDER
Faça aqui o download do folder do seminário.

TRANSMISSÃO AO VIVO
O seminário terá transmissão online e gratuita por meio do perfil do MASP no YouTube, com tradução em libras.

CERTIFICADO
Para receber o certificado de participação, é necessário realizar um cadastro por meio de um link que será fornecido durante o seminário. Os certificados só serão enviados para o e-mail cadastrado dos que assistirem aos dois dias de seminário.

Fonte e Texto: MASP

MAM convida: crianças, natureza e cultura infantil (grátis)

Caixa Cultural RJ oferta: Oficina de Gravura e Cordel (grátis)