MARGS realiza oficina experimental “três estágios do toque, com artista Joana Burd

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, promove a oficina experimental “Três estágios do toque”, com a artista Joana Burd. A atividade será realizada nos dias 18.04 e 20.04.2022, das 14h às 17h.

Nas palavras da artista, a oficina “Três estágios do toque” propõe aos participantes “sentir com a pele, na tentativa de desfrutar coletivamente de uma sinestesia individual”. Em dois encontros, será apresentado o uso de sensores, de objetos lúdicos e de experiências com sons graves para ativar a sensibilidade do nosso maior órgão — a pele — utilizando o chamado deep listening.

Além de referências de obras contemporâneas, Joana Burd abordará a “estética háptica” a partir das ideias de Mark Patterson, que argumenta que a pele, a carne e o corpo estão diretamente ligados à nossa experiência digital e espacial do cotidiano.

Joana Burd é artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil), atualmente realiza o seu doutorado na
Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.

A oficina é voltada a jovens ou adultos de 16 a 70 anos que estejam interessados em trabalhar as possibilidades criativas da tactilidade, não sendo necessário ter conhecimento prévio dos temas.

Clique Aqui para participar.

MASP Pesquisa tem inscrições abertas a pesquisa sobre as coleções do museu

Museu do Pontal convida: Mulheres Indígenas na Cerâmica – LIVE – Grátis