MARGS realiza oficina experimental “três estágios do toque, com artista Joana Burd

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, promove a oficina experimental “Três estágios do toque”, com a artista Joana Burd. A atividade será realizada nos dias 18.04 e 20.04.2022, das 14h às 17h.

Nas palavras da artista, a oficina “Três estágios do toque” propõe aos participantes “sentir com a pele, na tentativa de desfrutar coletivamente de uma sinestesia individual”. Em dois encontros, será apresentado o uso de sensores, de objetos lúdicos e de experiências com sons graves para ativar a sensibilidade do nosso maior órgão — a pele — utilizando o chamado deep listening.

Além de referências de obras contemporâneas, Joana Burd abordará a “estética háptica” a partir das ideias de Mark Patterson, que argumenta que a pele, a carne e o corpo estão diretamente ligados à nossa experiência digital e espacial do cotidiano.

Joana Burd é artista visual, docente e pesquisadora. Licenciada em Artes Visuais em 2014 (UFRGS, Brasil) e Mestra em Poéticas Visuais em 2018 (UFRGS, Brasil), atualmente realiza o seu doutorado na
Universitat de Barcelona, onde também é professora e pesquisadora dos grupos “Cuerpos conectados” e “IMARTE. investigación en arte ciencia y tecnología”.

A oficina é voltada a jovens ou adultos de 16 a 70 anos que estejam interessados em trabalhar as possibilidades criativas da tactilidade, não sendo necessário ter conhecimento prévio dos temas.

Clique Aqui para participar.

Read Previous

Série Hóspede da Casa Museu Ema Klabin traz obra de Flora Rebollo

Read Next

AEP- Arteducação Produções – Vagas para Educador Patrimonial