O MAB FAAP abre no dia 27 de abril a exposição SP Urbanogram, com obras do artista grego Tolis Tatolas. A mostra, gratuita, é a primeira individual do artista no Brasil e reunirá desenhos, fotografias, um vídeo e uma instalação desenvolvidos durante o período em que esteve na Residência Artística FAAP – São Paulo, em 2019.
De acordo com a curadora, Evi Baniotopoulou, a exposição tem o objetivo de mostrar como a arte pode ser vista enquanto pesquisa científica, questão explorada pelo artista durante sua residência. “Isso decorre tanto de sua formação acadêmica como biólogo quanto de seu desejo de testar uma metodologia científica na criação de sua arte, por meio da sequência observar/documentar/analisar/compor”, explica.
Para ela, a exposição refletirá essa experimentação, lembrando um laboratório de pesquisa, onde as obras de arte são organizadas meticulosamente, apesar do caráter temporário, e estão prontas para uma inspeção minuciosa.
Levando essa abordagem para um novo nível, Tatolas examina como a cidade se desenvolve como uma combinação de elementos orgânicos e inorgânicos. O artista mostra como a natureza, os humanos e o ambiente construído se fundem em um só, encontram-se em um diálogo contínuo ou até mesmo disputam por dominância.
A principal inspiração do artista foi São Paulo, cidade que conheceu muito bem durante o período em que esteve na Residência Artistica FAAP-São Paulo, localizada na Praça do Patriarca.
O artista desbravou a cidade e conheceu regiões muito diferentes entre si, das áreas mais ricas às menos desenvolvidas, do centro às periferias. Assim, tentou explorar as realidades de uma megalópole em uma era de extrema urbanização, caracterizada pelo desenvolvimento tecnológico e informacional, grandes movimentos migratórios incontroláveis e mudanças demográficas, motivadas por circunstâncias sócio-políticas e econômicas.
Tolis Tatolas realizou sua pesquisa como parte de um amplo projeto em aperfeiçoamento desde 2009, no qual explora a distopia urbana intertemporal. Mas é a primeira vez que retrata uma cidade real e não imaginária. São Paulo, como uma das maiores do mundo, também representa para o artista o presente e o futuro urbano de todas as cidades. Deste modo, é local e global, tendo valor universal.
Exposição SP URBANOGRAM – Tolis Tatolas
Período de visitação: de 27 de abril a 3 de julho de 2022
Horário: De quarta a segunda-feira, das 10h às 18h (última entrada às 17h30).
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações:¯(11) 3662-7198
Entrada:Gratuita
Sobre o artista
Tolis Tatolas nasceu na Grécia em 1978. Atualmente, reside e trabalha em Atenas. Possui formação acadêmica em Artes pelo Vakalo College of Art and Design, na University of Derby, e em Biologia pela Aristotle University of Thessaloniki. Já apresentou oito exposições individuais e participou de 22 exposições em grupo na Áustria, Brasil, República Tcheca, Grécia, Reino Unido e Estados Unidos. Tatolas escreveu o livro intitulado Animals in the Homeric Ages (2005, publicado pela Erodios) e contribuiu para os volumes editados de Science and Technology in Homeric Epics (2008, publicado pela Springer) e Law and Touch (2019, publicado pela Westminster University Press). Seus artigos e obras foram publicados em ambas as esferas acadêmica e geral, na Grécia e internacionalmente. Também foi responsável pelo design de palcos e figurinos de diversas peças de escritores gregos e internacionais. Como contratenor com treinamento clássico, ele comumente experimenta com os limites da voz humana, assim expandindo sua prática na arte midiática. Suas obras fazem parte de coleções privadas no Brasil, Canadá, República Tcheca, França, Grécia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.
Sobre o MAB FAAP
Desde que abriu suas portas pela primeira vez, há 60 anos, com a mostra “Barroco no Brasil”, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), se comprometeu a incentivar e divulgar a arte brasileira. Além de seu acervo próprio que conta com cerca de 3 mil obras de arte a partir do final do século 19, no decorrer dos últimos anos, abrigou exposições marcantes para a história da cultura do País, como a exposição “Toyota – O Ritmo do Espaço” premiada pela APCA em 2018. Em 2015, foi criada a Coleção MAB-Moda que reúne vestimentas, bonecas e acessórios de estilistas contemporâneos brasileiros, fortalecendo o vínculo entre o museu e a moda, que desde 1989 esteve presente por meio de desfiles e exposições vinculadas ao tema. Cabe destacar que além da pesquisa e organização de exposições de temas pertinentes às artes visuais brasileiras, o MAB incorporou a apresentação de mostras de arte internacional com temáticas de interesse geral que trazem experiências significativas ao público e ampliam a compreensão do fazer artístico e cultural.
Fonte, foto e Texto: Faap
Comentários