ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Luiz Gama: O abolicionista negro que fez história

A história do Brasil é marcada por algumas personalidades bastante destacáveis da sociedade e do tempo em que viviam. Sendo que mesmo entre os mais oprimidos algumas vozes se tornavam bastante poderosas. Luiz Gama é um exemplo vivo que jamais deve ser esquecido.

Nós do Click Museus resolvemos prestar uma singela homenagem a este personagem que trata da estruturação de um país mais justo e igualitário.

Vamos conferir?

Quem foi Luiz Gama?

Primeiramente é importante dizer que Luiz Gama, por mais que tenha um nome aparentemente português, era um negro filho de uma mãe negra não escrava e um fidalgo português.

Entretanto, seu próprio pai o vendeu como escravo, sendo levado para São Paulo. Tudo isso ocorreu por volta de 1830 em Salvador.

Chegando na capital de São Paulo, que embora em crescimento franco ainda não era a metrópole de hoje, acabou aprendendo a ler e pagou por sua própria alforria. 

Logo então começou a estudar direito de forma autodidata, porém não deixava a desejar suas habilidades para ninguém que tinha feito um ensino formal.

Acabou atuando como advogado, escritor e jornalista consagrado, sendo um dos principais patronos da abolição da escravatura no nosso país.

Chegou a defender a causa de mais de 500 escravos, obtendo a alforria de muitos. O primeiro caso, entretanto, foi o mais interessante, sendo ele mesmo o cliente e o advogado.

Conseguiu se provar nascido livre quando tinha 17 anos de idade e iniciou uma vida de lutas, mas sem nenhum senhor para mandar em seu futuro além dele mesmo.

Chegou a tentar cursar direito em uma faculdade, ao invés de ser somente um autodidata. Entretanto obteve somente uma recusa pela instituição por ser negro, conseguindo participar somente como ouvinte e tendo direito a utilizar a biblioteca para estudos.

Foi redator de diversos jornais e publicou livros e compilações de poesias.

Morreu devido a complicações com sua diabetes, mas não sem ter deixado um grande legado.

Mas e aí, este foi ou não um herói brasileiro?

Deixe as suas impressões nos comentários.

Até a próxima!

Click Museus

Read Previous

Melhores filmes de Pedro Almodóvar – Lista Completa

Read Next

Vida e Obra do Artista Visual Jaider Esbell

Deixe uma resposta