Itaú Cultural abre inscrições para o edital: ancestralidade da população negra

O Itaú Cultural (IC) e a Fundação Tide Setubal apresentam o edital Ancestralidades de valorização à pesquisa, que selecionará pesquisas teóricas e aplicadas nos campos da ciência e da tecnologia que abordem perspectivas dos saberes ancestrais da população negra brasileira em diálogo com as demandas urgentes em torno de uma sociedade pautada pela diversidade, justiça e equidade.

As inscrições estarão abertas de 7 a 20 de junho e devem ser realizadas no site do Ancestralidades. O edital completo está disponível na mesma página.

Podem se inscrever pessoas físicas, acima de 18 anos, pretas ou pardas, com pesquisas concluídas ou em andamento. As pesquisas não precisam, obrigatoriamente, ser de cunho acadêmico, sendo aceitos trabalhos em outros formatos além do textual, como produtos audiovisuais. Ao todo, 12 projetos serão selecionados para prêmios de 15 mil reais (para pesquisas concluídas) e 10 mil reais (para pesquisas em andamento).

Três temas serão aceitos no edital:

Tecnologias ancestrais afro-brasileiras aplicadas à contemporaneidade: pesquisas multidisciplinares que apresentam características que subvertam as lógicas eurocêntricas e valorizando a perspectiva das ancestralidades negras brasileiras.

Desenvolvimento territorial, regeneração ambiental, ecologia e revitalizações urbana e rural: projetos que traduzam perspectivas diferentes da relação epistemológica binária do sujeito-objeto-natureza, em que seres vivos e não vivos sejam considerados e respeitados nas diferentes escalas da natureza. Devem conceituar, repensar e expandir a ideia de território e de espaço do bem viver, no campo e na cidade, com foco em tecnologias que impactam o jeito de ser e de viver de comunidades negras periféricas, quilombolas e tradicionais.

Ética e justiça racial nas tecnologias de informação e comunicação (TICs): buscam-se projetos de pesquisa que tragam resultados teórico-práticos no que concerne ao estudo dos sistemas de discriminação digitais.

A divulgação dos selecionados está prevista para novembro e o pagamento dos prêmios, para o mês de dezembro deste ano. Dúvidas podem ser elucidadas pelo e-mail ancestralidades@itaucultural.org.br.

edital Ancestralidades de valorização à pesquisa

inscrições
das 10h de 7 de junho até as 23h59 de 20 de junho de 2022 (horário de Brasília)

resultado da seleção