Guia Didático do Professor do Museu das Culturas Dom Bosco

O Guia Didático do Professor do Museu das Culturas Dom Bosco foi pensado como um material complementar a ser utilizado por professores, alunos e demais segmentos da sociedade. Em outras palavras, foi elaborado como uma proposta de auxílio didático e de conteúdo para ser trabalhado em todas as áreas do conhecimento que perpassam as propostas transversais dos PCNs.

Este Guia, mais especificamente, é um manual de orientações e sugestões destinado aos professores de Ensino Fundamental e Médio, que visa subsidiar o trabalho em relação ao Museu. Para tanto, busca oferecer algumas orientações e/ou sugestões para a condução das atividades didáticas com a intenção de elencar a visita ao Museu a um novo patamar, que considera esse espaço não apenas como uma alternativa à sala de aula, mas como um complemento dela.

Como as temáticas relacionadas aos temas transversais não precisam ser tratadas necessariamente em uma ou outra disciplina, forneceremos uma abordagem a partir da experiência atualmente vivenciada pelos estudantes no MCDB e que possam contribuir de algum modo com a implementação dos PCNs na prática.

Entre os temas transversais presentes neste material estão: Ética, Pluralidade Cultural e Meio Ambiente. Desse modo, você, professor, poderá trabalhar as temáticas de modo paralelo a visita, utilizando o guia como fundamentação prévia ou depois dela, como referência para temáticas abordadas após a visita em sala de aula.

Desse modo, cada item do Guia do Professor está dividido em: a) Principais Discussões; b) Pré-requisitos; c) Sugestões de Materiais Complementares; d) Sugestões de Atividades.

Visite o canal no Youtube do MCDB aqui:

Redes sociais:

Santa Marcelina Cultura contrata Auxiliar de Apoio Pedagógico.

Conheça o Artista Lucas Fier