Fóssil de dinossauro bebê preservado foi encontrado

Em 2000, o fóssil de um bebê dinossauro foi encontrado e adquirido por Liang Li, diretor da empresa chinesa de pedras Yingliang Group. Cerca de dez anos depois, durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, a equipe da instituição o encontrou enquanto exploravam as caixas de objetos.

O fóssil em questão é de um bebê dinossauro dentro de um ovo de, aproximadamente, 70 milhões de anos atrás. O esqueleto do embrião está perfeitamente preservado e refere-se a um oviraptorídeo, que recebeu o apelido de “Bebê Yingliang”. O dinossauro, aliás, está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.

Imagem original do fóssil encontrado na China — Foto: Xing et al./iScience
Fonte: Xing et al./iScience

Tendo em vista que os ossos dos embriões de dinossauros são muito frágeis, eles raramente se preservam para que os pesquisadores possam estuda-los. Sendo assim, esse achado pode ser uma oportunidade perfeita para que possam entender melhor os processos que ocorriam dentro dos ovos antes da eclosão. Um deles, por exemplo, é o fato de que, assim como os filhotes de pássaros, os embriões de dinossauros também se moviam dentro do ovo pouco antes dele eclodir. Os especialistas associam esse comportamento ao sistema nervoso central dos animais e, portanto, indicam uma característica que os pássaros teriam herdado de seus descendentes dinossauros.

O ovo fossilizado tem 17 centímetros de comprimento, no entanto o mini dinossauro teria cerca de 27 centímetros da cabeça à ponta da cauda. Além disso, os estudiosos acreditam que, caso ele tivesse chegado à idade adulta, poderia atingir até três metros de comprimento.

Ilustração mostra um embrião de dinossauro oviraptorossauro prestes a eclodir  — Foto: Lida Xing
Fonte: Lida Xing

A publicação do estudo ocorreu em dezembro de 2021 na revista científica iScience.

Read Previous

Semana de Arte Moderna de 22: Conheça os artistas

Read Next

Conceição Evaristo: crítica e sensibilidade

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.