Festival Internacional de Cinema tem inscrições abertas

Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte(releitura em 90 segundos) objetiva selecionar e premiar filmes de 90 segundos que façam a releitura da filmografia de Anselmo Duarte. Pretende-se ainda valorizar, difundir e motivar o debate público em torno da obra do cineasta, entremeando os diferentes momentos do cinema brasileiro. Ao mesmo tempo, deverá proporcionar um espaço para divulgação de trabalhos inéditos, promover novos talentos e fortalecer a identidade cultural do provo brasileiro, além de estimular a formação de público para a sétima arte. O presente documento visa estabelecer o regulamento para seleção e premiação dos filmes.

Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte (releitura em 90 segundos) é destinado a cineastas de países lusófonos, ou estrangeiros (desde que os filmes contenham legendas em português, quando for o caso).

Poderão participar da seleção da mostra competitiva filmes inéditos, de todos os gêneros, inclusive filmes de animação, com duração de 90 segundos (excluindo-se os créditos). O filme selecionado para releitura em 90 segundos na primeira edição do Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte foi O Pagador de Promessas (1962).

Cada candidato – pessoa física – poderá inscrever um filme, publicado na plataforma YouTube em alta definição (formato HD). Não serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas.

DA PREMIAÇÃO

A premiação será realizada por uma Comissão composta por 5 (cinco) membros, quando será lavrada a ata da sessão onde constarão, fundamentados, os critérios adotados.

O Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte (releitura em 90 segundos) conferirá os Prêmios assim distribuídos:

Trabalhos selecionados pelo Júri:

1º Colocado: R$ 5.000,00;

2º Colocado: R$ 3.000,00;

3º Colocado: R$ 2.000,00;

Os prêmios pagos não estão isentos de tributação (Imposto de Renda), embora não sofram retenção na fonte.

O pagamento da premiação será efetuado em até 60 (sessenta) dias úteis após a final do Festival, obedecendo-se os trâmites legais.

Para o recebimento da premiação, deverá ser fornecido recibo.

DA MOSTRA PÚBLICA

A mostra pública será realizada no dia 21 de abril de 2022.

Até 50 (cinquenta) filmes selecionados pela Comissão (curadoria) serão exibidos na grade de programação. À exceção dos vencedores, cada um dos filmes será exibido uma vez, não haverá reprise. Os filmes serão julgados pela comissão de premiação do Festival. Ao final das exibições, na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, Salto – SP, será conhecido o vencedor do Prêmio.

Para mais informações acesse o site do Festival.

Prêmio HQMIX – Inscreva-se

I Chamada: Programa Casa Amazônia 2021-2022