ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reconheceu como Patrimônio Cultural brasileiro o Fandango Caiçara. Ele consiste de uma expressão cultural muito presente na vida social das comunidades litorâneas de São Paulo e do Paraná. Assim, é um misto de dança, música e prosa. As danças ocorrem em pares e em roda, a música é de violas e rabecas e os versos são improvisados.

A realização do Fandango Caiçara, normalmente, está atrelada ao divertimento. Dessa forma, é celebrado em festas religiosas, durante o Carnaval ou em bailes comunitários. É, portanto, uma prática cultural que envolve muitos elementos. Segundo o IPHAN, este patrimônio imaterial consiste do trabalho, do divertimento, da religiosidade, da música e da dança. Além disso, explora os prestígios e rivalidades e os saberes e fazeres dos indivíduos.

Nesses encontros que ocorrem no Fandango Caiçara, há troca entre os participantes. Troca de ideias, conhecimentos, memórias e narrativas. Portanto, essa expressão cultural tem papel fundamental na preservação da identidade dos caiçaras. Sua origem remonta aos “sítios” que começaram a se formar no final do século XIX. Estes tinham o intuito de formar grupos sociais baseados na roça, na pesca e no extrativismo.

No entanto, nem só de relações de trabalho vivem esses grupos. A familiaridade é essencial nos bailes do Fandango Caiçara. Afinal, é ela que garante os laços entre os participantes dentro e fora da celebração.

Abaixo ou neste link, é possível assistir o vídeo do IPHAN sobre o reconhecimento do Fandango Caiçara.

Foto de Capa: Ilha dos Valadares será palco do Fandango nacional. Foto/ divulgação

Nicole Castilho

Read Previous

Festival do Café na Glória: 11 e 12/12

Read Next

Documentário conta a história dos Rios de SP

Deixe uma resposta