ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Documentário conta a história dos Rios de SP

O documentário “Entre Rios” foi elaborado como um Trabalho de Conclusão de Curso em 2009. Os responsáveis, portanto, foram os alunos Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini para o grau de Bacharel em Audiovisual pelo SENAC-SP.

O curta retrata as mudanças que ocorreram na cidade de São Paulo com os processos de urbanização e expansão pelos quais passou. Assim, as dinâmicas da história da cidade se expõem a partir dos rios e córregos que a compõem.

A narrativa começa com a Vila de São Paulo de Piratininga que se localizava entre os rios Piratininga (atual Tamaduateí) e o Anhagabaú. Estes eram as principais fontes da comunidade que nela vivia. Com a expansão e a urbanização da cidade, surgem os trens e as ferrovias. Tal deslocamento permite, então, a ida de muitas pessoas para as cidades. Consequentemente, a água que antes circulava livremente começa a ser encanada, guiada.

Então, os rios canalizados se tornaram parques, campos e terrenos. Eles se reduziram a pequenos percursos e deram lugar ao caos urbano. Os cursos d’água que tanto foram parte essencial da vida em sociedade foram se transformando conforme essa mesma sociedade tomou novos e diferentes rumos.

No entanto, ainda que estejam escondidos sob os arranha céus de São Paulo, os rios dão as caras para lembrar às pessoas que estão ali, ainda que soterrados. Durante a época de chuvas, ocupam a cidade como um lembrete.

Confira abaixo ou no link o documentário “Entre Rios” completo.

Nicole Castilho

Read Previous

Fandango Caiçara é Patrimônio Cultural Brasileiro

Read Next

A casa de ópera inspirada na Vênus de Botticelli

Deixe uma resposta