Exposição Revoadas de Outono no Museu Nacional de Imigração e Colonização

A exposição em arte cerâmica tem o objetivo de trazer o público para os Museus, apreciar as Obras, reunir os ceramistas da cidade e revelar artistas nesse segmento.

A cerâmica é um complexo processo que envolve os quatro elementos (fogo, terra, ar e água) e abrange a extração da matéria prima, o barro, a modelagem, e a criatividade em seu acabamento. São muitos os ceramistas de grande criatividade eexpressão artística. Oportunidade para o diálogo com a cidade, intervenções urbanas e o encontro com o público.

O evento acontece ao ar livre, no entorno do Museu, fazendo a conexão entre o acervo, as exposições de dentro e a expansão do olhar, do fora. Ao abordar a temática pássaros e borboletas, flores e folhas, tentamos responder a esses questionamentos com a expressão da liberdade, do voo, do quintal, do jardim.

Cada artista e sua Obra se propõe ao diálogo com seu interlocutor, o visitante, fazendo provocações e ampliando o debate.

Joinville demonstra vocação para o fazer cerâmica, desde os remotos tempos de sua fundação, antes pelos nativos, depois pelos imigrantes, e Revoadas de Outono, 6ª edição, estabelece o fortalecimento da arte cerâmica na cidade.

Ao habitar o Jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, logo após sua restauração, os ceramistas propõem enaltecer e reverenciar seus antepassados, enquanto fazem homenagem e marcam o tempo presente.

Revoadas de Outono, um encontro de ceramistas , buscando a expressão da liberdade, do voo, do quintal, do jardim. Ao ar livre, fora das paredes, fora das amarras, tentamos voar.

São pássaros , borboletas,flores e folhas, dialogando com a cidade,fazendo intervenções urbanas e encontrando o público. A arte é livre.

Abertura da exposição dia 14 de maio às 11h no Jardim do Museu.

Local: Museu Nacional de Imigração e Colonização
Rua: Rio Branco,229 – Centro, Joinville – SC,
Duração da Exposição
De 15 de maio a 12 de junho de 2022