Exposição “Países Espelhados” apresenta encontros culturais entre países de língua portuguesa – Sesc Consolação

O SESC Consolação apresenta a exposição “Países Espelhados – Objetos, imagens, sabores, memórias: encontros culturais entre o Brasil e nações africanas de língua portuguesa” que revela trocas culturais entre o Brasil e os cinco países africanos que, foram colonizados por portugueses: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“Imagens, objetos e peças de arte e artesanato, tecidos, máscaras, música, lendas e histórias das tradições oral e escrita revelam, em  formas e cores, traços do afeto despertado em cada um de nós, brasileiros, ao tocar o solo de cada um destes países que falam um pouco com a nossa voz e sotaques próprios.” Diz o curador da exposição Renato Imbroisi, que há 17 anos teve seu primeiro contado com os cinco países de origem africana, em especial Moçambique, e idealizou a exposição.

A mostra que convida o público a refletir sobre as semelhanças e diferenças dos países de colonização portuguesa, ficará em exposição até 27 de fevereiro de 2021. A visitação é gratuita, mas deve ser agendada no site da instituição.

Bolo tem mais de 150 anos

Lanchonete historica é escavada em Pompéia