ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Exposição Hábito/Habitante no Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV abriu em maio a exposição HábitoHabitante. A mostra foi, inicialmente, elaborada para integrar a programação da UIA 2020 RIO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos e é composta por obras que discutem a ideia de diferentes formas de habitar o espaço, físico e/ou virtual.

A exposição tem curadoria de Ulisses Carrilho e reúne obras que aludem a discursos sociais e refletem sobre a relação entre hábito, repetição e distância – conceitos relacionados a pandemia de Covid-19. Conforme o curador, a mostra posiciona-se a favor do distanciamento social, mas contra a solidão que pode se instaurar nesse momento.

Martha Araújo – Hábito/Habitante, documento da performance, 1985, fotografia. (Cortesia da Galeria Jaqueline Martins)

Martha Araújo – Hábito/Habitante, documento da performance, 1985, fotografia. (Cortesia da Galeria Jaqueline Martins)

O projeto foi aberto ao público no dia 1º de maio – Dia do trabalhador, um dia de manifestação. A mostra “investiga como o cotidiano dos espaços molda, reconfigura, transforma, domestica, adestra, manipula, dá forma a seus habitantes. As ideias de repetição, hábito e distância, radicalmente reorientados pela pandemia que alterou a ordem social, serão postas em diálogo a partir de projetos levados a cabo por artistas e coletivos por meio de projetos históricos e investidas contemporâneas”, afirma Ulisses Carrilho.

Cildo Meireles – Um sanduíche muito branco, 1966, pão e algodão, dimensões variáveis. (Cópia de exibição)

A instituição destaca que a, a entrada de visitantes na Exposição Hábito/Habitante, instalada nas Cavalariças e na Capelinha e no Palacete do Parque Lage, é mediada por agendamentos online gratuitos e específicos. A EAV também disponibilizou uma versão da mostra em meio virtual, que pode ser acessada pelo link: http://www.habito-habitante.com.br/

Raphael Escobar – Série Direitos (Direito à Loucura), 2020, impressão a látex sobre poliéster, 50 x 280. (Coleção do artista)

O que: Exposição Hábito/Habitante

Quando: 1 de maio a 28 de junho – todos os dias (exceto quartas-feiras), das 9h às 17h

Onde: EAV Parque Lage

Quanto: Gratuito

Mais informações: http://eavparquelage.rj.gov.br/pagina-inicial/habito-habitante/

Imagens: EAV Parque Lage.

Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Rittieli Quaiatto

Read Previous

Museu Henri Matisse em Nice, cidade onde o artista produziu a maior parte de sua obra

Read Next

Santa Marcelina Cultura: vaga para Assistente de Coordenação Pedagógica

One Comment

Deixe uma resposta