ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Exposição de arte brasileira “1981/2021” no CCBB-RJ

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta a mostra inédita “1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira”. Aberta no dia 14 de abril, a exposição é composta por obras pertencentes a coleção do casal Andrea e José Olympio, ambos cariocas, radicados em São Paulo há mais de 30 anos, considerados um dos maiores colecionadores de arte do mundo.

Conforme os colecionadores, seu acervo inclui aproximadamente 2.500 obras de arte. “Temos na coleção somente trabalhos com os quais estabelecemos alguma relação. Pode ser uma obra que nos toca ou nos perturba, mas que mexe de alguma forma conosco. Poder expor a coleção é um privilégio para nós. É uma oportunidade de dividir a coleção com o grande público, de rever algumas obras e de vê-las em diálogo com outras, ganhando um novo significado”, afirma o casal.

Adriana Varejão – Azulejaria com incisura vertical_1999  óleo sobre tela. Foto Romulo Fialdini

No total são 119 obras de 68 artistas, buscando evidenciar a importância do colecionismo no Brasil. Para tanto, a exposição conta com diferentes linguagens, como pintura, instalação, escultura, vídeo e fotografia. A mostra está distribuída nas oito salas do primeiro andar do CCBB RJ, dividida por núcleos temáticos que englobam distintas gerações e cobrem um período de 40 anos de arte contemporânea brasileira.

Laercio Redondo. Carmen Miranda uma ópera da imagem

O curador Raphael Fonseca afirma que “a ideia é que o público veja cada sala como uma exposição diferente e que tenha uma experiência distinta em cada uma delas. Os contrastes e a diversidade da arte brasileira serão visíveis a partir da experiência do espectador”.

Lucia Laguna – Jardim, n. 31- 2015 – Foto: Eduardo Ortega – cortesia Fortes DAloia Gabriel

Importante: O CCBB RJ está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line (eventim.com.br), controle da quantidade de pessoas no prédio (1/5 do fluxo antes da pandemia), fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento.

O quê: Exposição1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira

Quando: 14 de abril a 26 de julho de 2021

Onde: CCBB RJ

Quanto: gratuito

Saiba mais: https://artsoul.com.br/revista/eventos/exposicao-19812021-arte-contemporanea-brasileira-na-colecao-andrea-e-jose-olympio-pereira

Imagem capa: Prêmio Pipa.

Imagens texto: Radar Decoração.

Rittieli Quaiatto

Read Previous

JOVEM APRENDIZ CURSANDO/CONCLUÍDO O ENSINO MÉDIO

Read Next

Casa das Rosas abre exposição “Coestelário”

Deixe uma resposta