Eternizando o Cinquentenário da Ponte Rio-Niterói

Para celebrar os 50 anos de um dos maiores ícones da engenharia brasileira, o livro “Ponte Rio-Niterói 50 anos conectando histórias” (DB Editora, 192 páginas) convida o leitor a uma jornada visual e narrativa por esse patrimônio nacional. Repleto de belíssimas fotografias e múltiplas histórias, a obra será distribuída gratuitamente para bibliotecas através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro e para bibliotecas e escolas da rede pública da cidade da cidade de Niterói, com apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói. Garantindo amplo acesso, o livro também está disponível para download gratuito no site.

Produzido pela Pas de Deux Projetos e publicado pela DB Editora por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e patrocínio da Ecoponte, o livro presta uma homenagem à Ponte Rio-Niterói, marco da engenharia nacional e um dos cartões-postais mais icônicos do Brasil, neste ano de seu cinquentenário. O prefácio, assinado por Julio Amorim, superintendente da Ecoponte, destaca a relevância histórica e os métodos construtivos que continuam a despertar curiosidade e admiração até os dias de hoje.

Uma obra para os olhos e para a memória

Com acabamento de luxo, capa dura e formato generoso, o livro é mais que um registro histórico; é um convite à apreciação. Dividida em oito capítulos, a obra apresenta uma linha do tempo que percorre os 50 anos da Ponte, desde o sonho de conectar Rio e Niterói até os dias atuais. As páginas ganham vida com imagens impactantes de renomados fotógrafos como André Cyriaco, Antonio Schumacher, Leandro Souza e Luiz Otávio Jr., que capturam a grandiosidade e os bastidores da construção.

Distribuição e acesso gratuito

Para eternizar ainda mais essa celebração, o livro será disponibilizado gratuitamente para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro, que coordena o trabalho de bibliotecas distribuídas entre os 92 municípios do Estado. Também em parceria estabelecida com a Prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos da cidade de Niterói, o livro será distribuído para 9 bibliotecas (públicas e comunitárias) e 93 escolas da rede Municipal e Estadual da cidade. Para o público em geral, o conteúdo pode ser acessado digitalmente no site.

Exposições que conectam histórias

Além do livro, o projeto engloba duas exposições que ampliam a celebração do cinquentenário da Ponte:

1. Coleção Virtual 50 anos da Ponte Rio-Niterói

Disponível no site do Museu da Pessoa, esta exposição online reúne depoimentos exclusivos, conteúdos audiovisuais e um olhar socioeconômico e cultural sobre o impacto da Ponte na sociedade.

2. Exposição física “Ponte Rio-Niterói: histórias dentro da história”

No dia 23 de novembro desse ano, o Espaço Cultural Correios de Niterói recebeu o evento de abertura, que contou com a presença dos entrevistados cujas histórias de vida se conectam à Ponte Rio-Niterói, além de colaboradores, executivos dos Correios e da Ecoponte, e outros convidados especiais. As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Aberta ao público no Espaço Cultural dos Correios Niterói até 11 de janeiro de 2025, a mostra proporciona uma experiência imersiva e interativa. Com vídeos, fotografias, uma linha do tempo detalhada e depoimentos históricos, a exposição mergulha nos bastidores da construção e no impacto da Ponte ao longo das décadas. Entre os destaques estão óculos de realidade virtual, que permitem sobrevoar a Ponte e explorar sua estrutura internamente, e um quiz interativo para testar os conhecimentos do público. A entrada é gratuita.

Com iniciativas como essas, o cinquentenário da Ponte Rio-Niterói se consolida como uma celebração histórica e cultural conectando não apenas cidades, mas gerações e histórias.

Read Previous

Mafalda: A História da Menina que Conquistou o Mundo com Perguntas

Read Next

Curiosidades sobre a obra Abaporu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *