Ecomuseu dos Campos de São José oferta oficinas gratuitas

Sinopse da Ação;

Ecomuseu dos Campos de São José promove diferentes ações, sempre tendo em vista a valorização dos saberes e fazeres, promoção de momentos de convivência social e ações de educação ambiental e patrimonial. O projeto é uma realização do Centro de Estudos da Cultura Popular – CECP – e está em sua terceira edição, contando com a parceria da Petrobras.

Os territórios de abrangência direta são 17 bairros das zonas leste/sudeste de São José dos Campos. No entanto, grande parte das ações são abertas ao público em geral. Confira as atividades previstas para este mês:

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Atividades diversas como vivência com argila, ecocarimbo, contação de histórias, produção de mudas, brincadeiras, etc. direcionadas à crianças de 0 a 12 anos. Crianças de até 6 anos devem estar acompanhadas por um dos pais ou responsável.

02/02/2022
14h00 – Parque Alambari, nos Campos de São José (em caso de chuva, a atividade será adiada).

09/02/2022
14h00 – Praça João B. Peneluppi (Jardim Diamante)

16/02/2022
14h00 – Praça Carlos Pace (Jardim Americano)

RODA DE CONVERSA

02, 09, 16, e 23/02/2022
19h00 –
Núcleo do Ecomuseu

A roda é um importante aparelho de trocas com a comunidade. Através da mesma, é possível perceber as demandas locais, conhecer os saberes e fazeres dos participantes e, a partir destas informações, construir a programação do projeto.

ENCONTRO VIRTUAL – PRÁTICAS DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO CULTURAL

03/02/2022

19h00 – Transmitidona página do Facebook do projeto.

O objetivo do encontro é o compartilhamento de informações e conhecimentos acerca das práticas de pesquisa em patrimônio cultural. Os convidados são: o arqueólogo coordenador de pesquisa do Sítio Arqueológico recentemente escavado no bairro Mariana I, Taiguara Francisco, o  técnico do IPHAN, Chefe da Casa do Patrimônio, atual coordenador do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba, André Bazzanella, e o coordenador de pesquisa e inventário do Ecomuseu dos Campos de São José, Fábio Bueno.

OFICINA ECOLIMPEZA

05 e 19/02 e 05/03

10h00 – Em diferentes locais. (Vagas limitadas)

Participantes irão aprender a fazer produtos de limpeza alternativos, ecológicos e econômicos, para uso doméstico.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

12/02/2022
9h00 – na Rua Antônio Sudário Ferreira – Campos de São José

Atividade realizada em parceria com a Gestbio e a comunidade local para limpeza de área onde será feito o cultivo de hortas comunitárias.

SARAU VIRTUAL

17/02/2022
19h00 – Transmitidona página do Facebook do projeto.

Atividade virtual onde os participantes são convidados a ler poesias, contar causos ou cantar alguma música.

Foto, fonte e Texto: Ecomuseu dos Campos de São José

MARGS convida documentário sobre a artista Claudia Stern