Conheça 04 documentários brasileiros dirigidos por mulheres

Nós do Click Museus resolvemos celebrar um pouco mais da diversidade dentro da nossa cultura trazendo hoje não um, nem dois, mas 4 documentários brasileiros dirigidos por mulheres.

O objetivo é realmente trazer algo diferenciado para o seu dia a dia, com informação e cultura apresentados por nomes femininos de peso.

Vamos conferir?

4 documentários brasileiros dirigidos por mulheres

Primeiramente é importante dizer que a lista não está em ordem de qualidade, mas sim em popularidade de acordo com algumas avaliações. De qualquer forma, todos merecem ser prestigiados.

1 – Os Dias com Ele (2012)

Com a direção de Maria Clara Escobar, este é um documentário sobre Carlos Henrique Escobar, que narra todas as informações fragmentadas que existem sobre este intelectual preso e torturado durante a ditadura militar.O material foi feito pela sua filha Maria Clara Escobar, que mostra como parte da história foi escondida e apagada.

2 – Lacrimosa (1970)

Com a direção de Luna Alkalay e Aloysio Raulino, este é um documentário que fala de toda a história da cidade de São Paulo, começando a partir da criação da Marginal Tietê.

É um trabalho bastante ousado que foi filmado em um só plano, percorrendo toda a via.

Ele mostra a situação impressionante de uma megalópole de terceiro mundo que mascara a opulência de alguns com a pobreza absoluta de outros.

3 – Justiça (2004)

Com a direção de Maria Augusta Ramos, este é um material totalmente voltado para apresentar a vida no sistema judicial brasileiro, mais especificamente dentro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Ele envolve toda a estrutura de poder do país, assim como seus principais personagens, que são juízes, promotores, defensores públicos e cia.

4 – Que Bom Te Ver Viva (1989)

Com a direção de Lúcia Murat, este é um documentário que relata a história da própria autora, Lúcia Murat, assim como de outras mulheres que se armaram contra o regime militar.

É possível ver então vários depoimentos de guerrilheiras que hoje possuem seus novos objetivos de vida.

No mais é isso, mas conta pra gente por onde você vai começar.

Até a próxima

Conheça os principais deuses da Mitologia Indígena aqui

MASP- ATENDENTE DE LOJA

One Comment