Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Conheça 04 documentários brasileiros dirigidos por mulheres
Nós do Click Museus resolvemos celebrar um pouco mais da diversidade dentro da nossa cultura trazendo hoje não um, nem dois, mas 4 documentários brasileiros dirigidos por mulheres.
O objetivo é realmente trazer algo diferenciado para o seu dia a dia, com informação e cultura apresentados por nomes femininos de peso.
Vamos conferir?
4 documentários brasileiros dirigidos por mulheres
Primeiramente é importante dizer que a lista não está em ordem de qualidade, mas sim em popularidade de acordo com algumas avaliações. De qualquer forma, todos merecem ser prestigiados.
1 – Os Dias com Ele (2012)
Com a direção de Maria Clara Escobar, este é um documentário sobre Carlos Henrique Escobar, que narra todas as informações fragmentadas que existem sobre este intelectual preso e torturado durante a ditadura militar.O material foi feito pela sua filha Maria Clara Escobar, que mostra como parte da história foi escondida e apagada.
2 – Lacrimosa (1970)
Com a direção de Luna Alkalay e Aloysio Raulino, este é um documentário que fala de toda a história da cidade de São Paulo, começando a partir da criação da Marginal Tietê.
É um trabalho bastante ousado que foi filmado em um só plano, percorrendo toda a via.
Ele mostra a situação impressionante de uma megalópole de terceiro mundo que mascara a opulência de alguns com a pobreza absoluta de outros.
3 – Justiça (2004)
Com a direção de Maria Augusta Ramos, este é um material totalmente voltado para apresentar a vida no sistema judicial brasileiro, mais especificamente dentro do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Ele envolve toda a estrutura de poder do país, assim como seus principais personagens, que são juízes, promotores, defensores públicos e cia.
4 – Que Bom Te Ver Viva (1989)
Com a direção de Lúcia Murat, este é um documentário que relata a história da própria autora, Lúcia Murat, assim como de outras mulheres que se armaram contra o regime militar.
É possível ver então vários depoimentos de guerrilheiras que hoje possuem seus novos objetivos de vida.
No mais é isso, mas conta pra gente por onde você vai começar.
Até a próxima
One Comment
Eu quero começar pelo Que bom te ver viva. E vocês indicaram 4 deixando fora, entre outros, o Demcracia em Vertigem ( indicado para o Oscar) e o O Processo
Comments are closed.