Documentário apresenta objetos do museu Homem do Nordeste

Conhecendo um pouco mais sobre o Museu Homem do Nordeste, localizado em Recife PE, através de um documentário disponível no youtube podemos ver a representação da riqueza cultural no nordeste, como exemplo a obra do Jonathas de Andrade “é um abecedário onde todas as letras são feitas com talos de cana de açúcar, reproduzindo a vida dos trabalhadores muitos deles analfabetos, assim podemos interpretar que o caminho das letras é o caminho da emancipação”.

Tem também vários objetos da época da civilização açucareira que remontam a História de quando o Brasil, principalmente o nordeste produziam o açúcar bruto e seus derivados tendo por base a mão de obra escrava. Esses objetos carregam imensos significados pois recorrem ao passado para mostrar o quanto os escravos foram importantes para a construção das riquezas no nosso país.

Fonte: NOVA ESCOLA, 2021

Conheça a Plataforma EraVirtual – Visitas Virtuais 360° em Museus

USP oferece curso de extensão gratuito sobre pessoas, materialidade e colonialismo