Conheça a Plataforma EraVirtual – Visitas Virtuais 360° em Museus

A Plataforma EraVirtual é um projeto que atua totalmente em ambiente virtual e visa a ampla divulgação e promoção do patrimônio cultural brasileiro, desde 2008 tem sido desenvolvido o projeto ERA VIRTUAL. Sua primeira iniciativa foi a criação de visitações virtuais a museus brasileiros e seus acervos. Este projeto foi e continua sendo resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura. De maneira prática e articulada o site proporciona uma visão muito clara e explicativa da história e características que permeiam todos os museus e suas exposições.

Tour 360° em Ouro Preto – EraVirtual

Ao logo das visitas ao site você irá notar que é possível intercalar entre as várias salas de exposições de cada museu, sendo que essa facilidade é justamente uma das vantagens do acesso virtual do acervo, pois é possível ir de uma sala oposta a outra em questão de segundos, diferente das visitas presenciais. Com fácil acesso e o museu disponível com um click, as idas aos museus virtuais se tornam cada vez mais comum, e muito mais neste período de pandemia. Pois, o modo interativo que é utilizado para inter-relacionar-se com o público, torna a experiência muito mais satisfatória e desenvolta.

Tendo em vista a situação de nossa contemporaneidade, é necessário que haja meios de nos comunicarmos com os museus, meios esses que de certa forma fazem com que fique mais dinâmico lidar com todas essas incertezas do momento. E é exatamente essa comunicação ágil e proativa que a plataforma do EraVirtual oferece, pois, as descrições feitas pelo sistema audiovisual programado e toda estrutura cibernética, garantem entretenimento e promovem uma rede de conhecimento instrutivo; através da ampla divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Exposição Museu do Universo – EraVirtual

Nessa visita virtual é possível identificar recursos e expandir a noção que temos de plataformas sistematizadas, bem como entender os desafios enfrentados pelos museus que ainda não estão inseridos em ambientes virtuais, e também os que não têm artifícios suficientes para criar uma plataforma online para dispor amostras de suas coleções. O projeto sintetiza e nos faz perceber a necessidade e importância que esses projetos exercem, e consequentemente a influência que efetuam sob outros museus e instituições patrimoniais.

Link para a visitação: https://www.eravirtual.org/

Tutorial de navegação na Plataforma EraVirtual

Museu de Limeira realiza I Seminário Documentação & Conservação de Acervos Culturais

Documentário apresenta objetos do museu Homem do Nordeste