ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

O que é o Dia da Consciência Negra?

São fortes as evidências que mostram que embora tenhamos alcançado ótimos progressos em várias áreas, o racismo estrutural ainda faz parte da nossa sociedade. Entretanto, alguns marcos são notáveis, entre eles o dia da consciência negra.

Mas você sabe o que se comemora neste dia? Tem ideia da história por trás desta data importante?

Hoje, nós do Click Museus, estamos aqui para entregar uma visão abrangente sobre este dia. Além de estarmos dispostos a responder suas perguntas sobre o assunto.

Vamos conferir?

O que é o Dia da Consciência Negra?

Esta é uma data que ocorre todos os anos no dia 20 de novembro. Sendo escolha da cidade se haverá ou não um feriado neste dia.

20 de novembro coincide exatamente com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, conhecido como um dos maiores ícones da luta de escravos dentro do território nacional.

Ele comandou o famoso Quilombo dos Palmares, que chegou perto de ser uma zona independente dentro do território nacional.

Sua morte (1695) foi um acontecimento que marcou a época, mas que não conseguiu frear anos mais tarde o processo de encerramento do regime escravista no país (1888).

O dia comemorativo em questão, remonta a assuntos principalmente ligados ao preconceito, marginalização e violência contra o negro nos dias de hoje. Assim como serve para exaltar o espírito guerreiro e as tradições da cultura africana.

Talvez o maior impacto possível sejam vistos dentro de escolas públicas, onde várias apresentações, palestras e trabalhos costumam ser feito por alunos e convidados especiais.

Entretanto, ainda é bastante comum ver o tema sendo trabalhado em instituições públicas e privadas de uma maneira geral.

No mais é isso, espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre o dia da consciência negra. Mas se ainda existe alguma dúvida sobre o tema, sem problemas.

Estamos à disposição para te ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Click Museus

Read Previous

Vida da Escritora Conceição Evaristo

Read Next

Conheça a irmandade e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Deixe uma resposta