Desenhos do artista japonês Katsushika Hokusai podem ser consultados gratuitamente no site do Museu Britânico

A Grande Onda de Kanagawa, a mais famosa xilogravura de Hokusai, a primeira da série 36 Vistas do Monte Fuji

Nascido em 1760, Katsushika Hokusai foi um artista japonês que utilizava o estilo Ukiyo-e (ou estampa japonesa), uma espécie de xilogravura misturada com pintura, muito popular entre os séculos XVII e XIX. A técnica era geralmente aplicada para retratar imagens de cortesãs e atores Kabuki famosos no país naquela época.

Com a morte de seu mestre em 1793, Hokusai começou a explorar outros estilos de arte, incluindo estilos europeus através de gravuras de cobre francês e holandês que ele havia adquirido na época. O artista mudou também os temas de suas obras, de cortesãs e atores, para paisagens e imagens da vida cotidiana do povo japonês de vários níveis sociais.

Apenas após o seu falecimento, em 1849, suas obras ficaram conhecidas no mundo ocidental. Posteriormente, entre tantos artistas de Ukiyo-e, influenciou movimentos como o Impressionismo, pós-impressionismo e art nouveau. Seus trabalhos mais conhecidos no ocidente são: “As trinta e seis vistas do Monte Fuji”, “As Cem vistas do Monte Fuji” e “Hokusai Mangá.

A gravura Fuji Vermelho da série Hokusai, Trinta e seis vistas do monte Fuji.

Hoje, mais de 150 anos depois, o Museus Britânico anunciou a compra de 103 desenhos do artista. A instituição comunicou que são obras significativas, pois foram produzidas durante um período em que foi informado que Hokusai havia deixado de criar devido a diversos problemas pessoais. Estes desenhos foram considerados perdidos por décadas, já que o último registro envolvendo as obras foram a de um leilão público realizado em 1948; porém voltaram a aparecer em Paris, em 2019.

Atualmente o Museus Britânico é responsável pela maior coleção do artista fora do Japão e os novos desenhos foram disponibilizados para visualização online. Para acessar o acervo, clique em “Related Objects” neste link.

Fuji. Manga. 1814.

OSC Limiar contrata Orientador Socioeducativo (zona sul de SP)

MadeiraMadeira contrata – Analista Contábil (Curitiba – PR)