Cursos presenciais gratuitos nos Museus de SP

Separamos uma lista de cursos e oficinas gratuitas nos museus de São Paulo, disponíveis no formato presencial. Essas oportunidades oferecem aprendizado e desenvolvimento em diversas áreas culturais e artísticas. Participar dessas atividades permite aprofundar conhecimentos, explorar novas habilidades e conectar-se com a rica herança cultural da cidade. Aproveite para se inscrever e enriquecer sua formação com as diversas opções de temas oferecidos.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM MUSEU

O curso pretende refletir sobre a acessibilidade universal, propondo um debate sobre inclusão e participação social no campo museológico, com recortes para a experiência no Museu da Língua Portuguesa. Serão discutidos os processos de renovação do papel dos museus no século XXI a partir das demandas sociais que vêm tensionando as instituições, em contraposição à contextos políticos adversos. Nesse sentido, serão apresentadas as formas como o MLP se propôs a visibilizar, valorizar e positivar as memórias das pessoas trans em sua nova fase de operação. A atividade acontecerá no Museu Major José Levy Sobrinho. Endereço: R. Boa Morte, 471. Centro, Limeira. Serão disponibilizadas 30 vagas para participação presencial. Inscrições até 12/06. Faça sua inscrição aqui.

Local: Casa das Rosas Data e Horário: 13/06 às 14h

JARDIM PARADISO – SESSÃO DE CINEMA: ENTRE RIOS

O documentário conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus rios e córregos. Até o final do século XIX, esses cursos d’água foram as grandes fontes da cidade. Hoje, escondidos pelas canalizações, passam despercebidos pela maioria dos paulistanos. Mas, na época de chuvas, a cidade para quando as enchentes mostram a face soterrada da natureza local. O filme fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas queorientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. A boa notícia é que a cidade, assim como os rios, está em constante transformação e pode tomar novos rumos dependendo dos valores e anseios de sua sociedade. Atividade presencial na Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição prévia.

Local: Casa das Rosas Data e Horário: 05/06 às 19h

CURSO: PATRIMÔNIO E MEMÓRIAS DA VIOLÊNCIA: FORAS DE RECONHECER E AGIR

Objetivo: conhecer o arcabouço legal do reconhecimento de lugares relacionados às violências; reconhecer desafios institucionais e políticos para preservação destas memórias; conhecer experiências brasileiras e latino-americanas de preservação destes espaços; identificar reificação de violências nos espaços públicos (monumentos, vias públicas, edifícios) e formas de transformação da percepção da cidade; conhecer a metodologia empregada na experiência do coletivo Grupo de Trabalho Memorial DOI-Codi. Inscrições gratuitas até 25 de maio no sistema Apolo USP

LOCAL: Casa de Dona Yaya Data e Horário: 05, 12, 19, 22 e 26/06 das 19h às 21h