Curso de Extensão gratuito na USP – As Artes Africana

As Artes Africanas numa perspectiva antropologica – GRÁTIS

Aproveite para se inscrever e enriquecer sua formação com curso de extensão em Artes. Confira as datas e horários, não perca essa chance de fazer curso em uma das melhores universidades do mundo.

Sinopse:

• Aula 1 (03/06): Colonialidade, decolonialidade e o colecionismo do “outro”.
Nesta aula introdutória, o intuito será problematizar o continente africano enquanto objeto de conhecimento euro-norte americano. Para isso, traçaremos uma abordagem histórica de modo a apresentar como o colecionismo de artefatos em África estava atrelado à produção de conhecimento sobre o outro. Refletiremos sobre as diferentes iniciativas que visam promover deslocamentos, descentrando acervos e arquivos.

• Aula 2 (10/06): Colonialismo e visões de cultura.

A segunda aula discutirá como a antropologia foi uma das agências da coleta de artefatos no continente africano e da formação de acervos africanos em museus etnográficos. Através da apresentação das participações em missões em África e dos escritos dos antropólogos, como, por exemplo, Léo Frobenius, Melville Herskovits e Marcel Griaule, observaremos como a coleta e os estudos de artefatos explicitam diferentes concepções de cultura.

• Aula 3 (17/06): Problematizando o “anonimato” nas obras de arte africanas.

Na terceira aula, faremos uma reflexão crítica a respeito da dimensão reificante e, muitas vezes, colonial, dos conceitos de cultura, tribo e grupo-étnico na antropologia. Exploraremos os seus possíveis efeitos nas concepções da arte africana dita “tradicional”, que pressupõe um povo – um estilo, desconsiderando os fluxos, transformações e apropriações entre diferentes culturas, bem como a criatividade e autoria dos artistas africanos.

• Aula 4 (24/06): O conceito de diáspora africana e as artes afro-americanas, com exibição do filme “Tabuluja” e a participação da diretora profª. Rose Satiko.

Na quarta aula, analisaremos o conceito de diáspora africana numa perspectiva histórica e antropológica para discutir diferentes abordagens das artes afro-americanas. Recuperaremos brevemente os movimentos do pan-africanismo, da negritude e da renascença do Harlem para discutir como traçavam os vínculos com o continente africano. Além disso, analisaremos os debates na antropologia da/na afro-américa e dos estudos culturais anglo-saxões sobre diáspora africana para refletir a respeito dos conceitos de africanismos, creolisação e hibridismo para pensar a arte africana.

• Aula 5 (01/07): Os afrotropos nas artes contemporâneas: navios, máscaras e galões.

Na quinta aula, refletiremos sobre a noção de afrotropos, entendendo-a enquanto formas visuais recorrentes que surgiram e se tornaram centrais na constituição das culturas e identidades afro-diaspóricas. A partir de uma análise das artes contemporâneas elaboradas por artistas africanos e afro-americanos, exploraremos alguns afrotropos mobilizados, como navios, máscaras e galões. A partir deles, o intuito será discutir as concepções críticas que os artistas elaboram sobre temas como o tráfico transatlântico de africanos escravizados, o colonialismo, os fluxos comerciais contemporâneos, as infraestruturas dos contextos africanos e as mudanças climáticas.

• Aula 6 (08/07): Kit africano, terreiros e quilombos – com a arqueóloga Patrícia Marinho de Carvalho (MAE/USP).

Na sexta aula, discutiremos como as temáticas abordadas nas outras aulas se atualizam no contexto brasileiro e teremos como convidada a equipe do educativo do MAE-USP para apresentação do projeto Kit Africano.

INSCRIÇÕES NO LINK

Vaga de Revisor de Texto- Itaú Cultural

Vaga de Analista Fiscal Jr- Santillana Brasil

One Comment

• Obrigada por poder fazer parte dessa troca de conhecimento.