Sextas-feiras, 14, 21 e 28 de outubro e 04 de novembro, das 19h às 21h
A partir do golpe civil-militar de 1964 e a consequente instauração da ditadura no Brasil, diretores do Cinema Novo realizaram obras refletindo a situação política do país. Os filmes gravitavam em torno dos seguintes temas: o legado autoritário de nossa classe política ao longo da história; a relação entre segmentos intelectuais e o poder; o comportamento da classe média; e o dilema entre resistir à ditadura, pegar em armas, ou procurar uma forma de escapismo. Este curso estudará como o cinema brasileiro pós-golpe abordou tais temas, valendo-se de comentários sobre sequências selecionadas de filmes.
Aula 1 – Cinema, Política, Painel Histórico. Centrada nos filmes: Os herdeiros (1969), de Cacá Diegues, e O longo caminho da morte, de Júlio Calasso (1971).
Aula 2 – Cinema, Política, Intelectuais. Centro nos filmes: O desafio (1965), de Paulo Cezar Saraceni (1965) e O bravo guerreiro, de Gustavo Dahl (1969).
Aula 3 – Cinema, Política, Classe Média. Centrada nos filmes: Desesperato (1968), de Sergio Bernardes Filho, e A vida provisória (1968), de Maurício Gomes Leite.
Aula 4 – Cinema, Política, Desbunde. Centrada nos filmes: Fome de amor (1968), de Nelson Pereira dos Santos, e Brasil ano 2000 (1969), de Walter Lima Jr.
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.
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Grátis
Humberto Pereira da Silva é professor de História do Cinema na FAAP e crítico de cinema. Publicou Glauber Rocha – cinema estética e revolução (Paco Editorial, 2016), Ver e ver como – ensaios sobre cinema e cineastas marcantes (2018), entre outros. É membro da Abraccine.
Fonte e texto: Casa Guilherme de almeida
One Comment
Seu artigo é uma aula magistral sobre o assunto. Parabéns pela profundidade e clareza na exposição!