Conhecendo o Museu Casa Guimarães Rosa /MG – Parte 2 – Cordisburgo/MG

No ano de 2012 foi inaugurada a Nova Exposição Permanente do Museu conhecida como “Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos”, que teve como curador o Sr. Leonardo José Magalhães Gomes. Trata-se de evidenciar, por meio de uma nova exposição, a inserção do Museu numa região, que é entendida como cenário e ambiente de experiências vividas e recriadas na produção literária de Guimarães Rosa. À maneira de um portal, o Museu apresenta ao visitante as inúmeras possibilidades de se mergulhar na paisagem do cerrado e na cultura do sertão mineiro.

ALCOVA – SALA SAGARANA

Nas antigas residências mineiras era muito comum a existência da “alcova” ou “quarto escuro”, pois era um quarto que não possuía janelas. Este cômodo que ficava mais próximo da entrada da casa, tinha a finalidade de ser o quarto de hóspedes ocasionais, como caixeiros-viajantes e desconhecidos distintos. Também serviam como quarto para guardar coisas que não se usavam no dia-a-dia. Atualmente a “alcova” da casa de Guimarães Rosa é conhecida como “Sala Sagarana” que foi o primeiro livro a ser publicado em 1946.

Alcova do Museu Casa Guimarães Rosa – Sala Sagarana – Foto: Ronaldo Alves

Na sala temos informações sobre este livro que é composto por nove contos. Encontra-se também a história editorial da obra com suas principais capas. Vale destacar a coleção de 10 Matrizes de Xilogravuras feitas por Poty Lazarotto que ilustram o livro Sagarana. Há também uma foto de Juca Bananeira amigo de infância de Guimarães Rosa e que se tornou personagem no conto O Burrinho Pedrês.

Alcova – Sala Sagarana – Foto: Ronaldo Alves

QUARTO DOS PAIS –  SALA BIOGRAFIA E CRONOLOGIA

No antigo quarto dos pais de Guimarães Rosa D. Maria Francisca Guimarães Rosa (Dona Chiquitinha) e Floduardo Pinto Rosa (Seu Fulô) encontramos objetos que perteceram ao escritor quando este morava no Rio de Janeiro: quarda-roupa, mesinhas de cabeceira e cabideiro. No guarda-roupa estão expostos sua roupa de gala, sapatos, maleta de médico e um conjunto de gravatas borboletas. Guimarães Rosa preferia as gravatas borboletas, pois o mesmo dizia que nunca tinha aprendido a dar laços nas gravatas comuns.

Gravata Borboleta de João Guimarães Rosa – Foto: Ronaldo Alves

Nas paredes existem dois paineis sobre a biografia e cronologia do escritor. Uma curiosidade deste quarto é presença de uma porta que dava para o quarto das três irmãs de Guimarães Rosa, Maria Auxiliadora, Maria José e Maria Luiza. Era costume da época o quarto das filhas ser junto com o dos pais. Hoje o quarto das irmãs é usado como escritório da coordenação do museu.

Quaro dos Pais de Guimarães Rosa – Sala Biografia e Cronologia do Museu Casa Guimarães Rosa- Foto: Ronaldo Alves

INFORMAÇÕES:

Horário de Funcionamento:

De terça-feira a domingo das 09h30min às 17h

Fechado:

No último domingo de cada mês, natal, réveillon e carnaval

CONTATOS:

Museu Casa Guimarães Rosa – Avenida Padre João, 744, Cordisburgo, MG – CEP: 35780-000

Tel: (31) 3058-1587 / E-mail: museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br

Instagram: instagram.com/museuguimaraesrosa

Facebook: facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg

Youtube: youtube.com/c/MuseuCasaGuimarãesRosa

Museu Casa Guimaraes Rosa

O Museu Casa Guimarães Rosa/MCGR, vinculado à (DIMUS) Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, foi idealizado no contexto de dois acontecimentos: o falecimento repentino de João Guimarães Rosa em 19 novembro de 1967 e a criação no ano de 1971 do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG. Inaugurado em 30 de março de 1974 na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, o Museu foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor João Guimarães Rosa.

Museu da Obra Salesiana no Brasil abre exposição virtual

Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas