O projeto Click Museus pelas Pedagogas Juliana Rangel e Priscila Poltroniere e está presenta nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube, Pinterest, My Clappy e site. O principal objetivo é aproximar o público dos museus, democratizando o acesso das instituições culturais. Para isso, optamos por dialogar com o público de uma forma divertida, leve e sem termos técnicos, inserindo o museu no cotidiano das pessoas. Uma vez que acreditamos que os museus também podem ser espaços de lazer, o projeto desenvolve diversas ações com essa proposta.
Quer conhecer mais sobre projeto click museus? Baixe no link
Ações Fixas do Click Museus
Você Faz a Arte e Nós Divulgamos: O Click Museus decidiu abrir um espaço para artistas do brasil, aqui no site e nas nossas redes sociais. Divulgue desenhos, esculturas, poesias, musicas, graffiti, entre outras formas de expressão.
Banco de aulas: Não importa se você é calouro, se nunca foi professor, se cursa Humanidades, Exatas ou Biológicas, nos ajude a ampliar nosso Banco de Planos de Aulas. Encaminhe um e-mail para clickmuseus@gmail.com , participe.
Sua foto no museu: O público é convidado a enviar suas fotos em museus e exposições que visitaram, e divulgamos em nossa página do Instagram. Gerando maior interação entre nossos leitores e o projeto Click Museus.
Drive público de museus: O drive está disponível para todo o público com textos de diversas áreas, como arquitetura, museologia, curadoria. Além disso, foi pensado para permitir que o público também possa adicionar arquivos na pasta. Para acessar o drive, o login é drive clique no link
Palhaços no museu: Com o intuito de aproximar as pessoas das instituições culturais, Essa ação acontece em nosso canal do youtube, e surgiu com a ideia de quebrar qualquer formalidade e criar uma ponte com o público.
Pílulas museológicas: A fim de facilitar o acesso do público ao estudo da museologia, convidamos profissionais da área e professores universitários, para abordarem em pequenos vídeos de 3 minutos, conceitos museológicos de forma didática e prática.
Lives: Aos sábados, realizamos lives com nossos museus parceiros e convidados da área, onde abordamos diferentes temáticas como curadoria, gestão de acervos, pesquisas e programas educativos.
PARCEIROS
A partir da credibilidade que o projeto adquiriu em mais de 2 anos de atuação, o Click Museus realizou mais de 10 parcerias: Museu do Diamante, Museu da Fotografia de Fortaleza, Museu do Escravo, Museu das Culturas Dom Bosco, Museu Casa de Quinca Moreira, Museu Casa Guimarães Rosa, Museu da Pessoa, Museu Municipal de Jaú, Museu do Seridó, Pinacoteca do Fórum das Artes, Museu da Imagem e do Som de Goiás, Museu de Antropologia do Vale da Paraíba, Casa Fiat de Cultura, Seremus (Centro Acadêmico de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina).
Além da parceria de outros coletivos que pensam sobre a cultura, como o “Jardim de Vivências” (Podcast sobre museus), o “MyClap”, uma nova rede social sobre cultura e educação, “Mulheres viajantes” e “Grande Produções”, que surgiu nas regiões periféricas de São Paulo com o objetivo de divulgar livros e promover mais acesso à cultura.
Além das parcerias, o coletivo já foi convidado para participar de entrevistas, lives e encontros. Em 2019, o Click Museus, auxiliou o Jornal o São Paulo, disponibilizando dados e pesquisas sobre os 142 museus presentes na cidade de São Paulo. Em 2021, a rádio Mediarte do Uruguai convidou o projeto para uma conversa sobre democratização de acessos aos equipamentos de cultura e educação.
Prêmios
O projeto Click Museus foi premiado em 2016 pelo Edital “Valorização de Iniciativas Culturais” da Prefeitura de São Paulo com a ação “Ocupação Cultural”, que ministrou cursos livres de introdução ao universo da museologia e mercado de arte, gerando emprego e capacitação para residentes das ocupações urbanas. Em 2018, através do Edital “Mediação e Educação em Museus” pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto recebeu o prêmio por abordar o patrimônio de forma transversal e divulgar informações de acesso aos 132 museus da cidade de São Paulo e outros locais, além de disseminar a ideia de que museus são espaços de lazer e entretenimento, não apenas de educação. O coletivo Akangatu também já participou com oficinas da “Jornada do Patrimônio”, que realização ações de educação patrimonial pela cidade de São Paulo.
O site Click Museus possui mais de 250 mil acessos mensais, além do engajamento nas redes sociais. O Instituto Demócrito Rocha considerou o Click Museus como um influencer digital em Patrimônio e Museologia. No curso de Gestão Cultural do Senac, o nosso site é indicado como referência para vagas de emprego e editais de Arte e Cultura. A Ação da Cidadania, fundada em 1933 pelo sociólogo Herbert de Souza, declarou o projeto como parceiro no auxilio da escrita de projetos culturais e divulgação de oficinas na esfera virtual. A Biblioteca Municipal Alvares de Azevedo reconhece o projeto como parceiro pela atuação em atividades conjuntas nas atividades de exposições, divulgações e oficinas.
O projeto está sempre em busca de novas parcerias, crescimento e visa contribuir com a cultura museológica, aproximando o público das instituições.