Conheça o Coletivo Akangatu

O Coletivo Akangatu, que significa memória em Tupi Guarani. Foi Fundado em 2014 pelas Pedagoga Juliana Rangel e Priscila Poltroniere, atualmente ele é composto por pessoas voluntárias de diversas regiões do Brasil, como Recife, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, o projeto está presente nas redes sociais desde 2019, como no Instagram, Facebook e Youtube. com uma produção de matérias, textos informativos, divulgações e vários outros conteúdos sobre museus, arte, educação e cultura.

Equipe:

Juliana Rangel é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, atuou como educadora na Caixa Cultural, Centro Cultural do Banco do Brasil, Banco Safra, Museu do Jaçanã e atualmente é Educadora Patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo. É autora do Projeto Click Museus e auxilia em todas as esferas do projeto. 

Priscila Poltroniere é graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, fotógrafa por paixão e conta com diversas exposições individuais em bibliotecas, museus e centros culturais na cidade de São Paulo. É coautora do Projeto Click Museus e atua diretamente no setor de audiovisual, além de design e criação. 

Lara Mazeto Guarreschi é graduada em Artes Visuais (Licenciatura) na Unesp e está finalizando especialização em Museologia, Colecionismo e Curadoria na Belas Artes. Foi estagiária do Acervo de Artes Visuais da Unesp e ministrou oficinas de mediação cultural. No projeto Click Museus, atua escrevendo sobre artes e museus para o site.

Renata Rodrigues é bacharel em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e cursa especialização em Arte-Educação pelo Centro Universitário Senac. Possui formação em curadoria e mediação expositiva já tendo atuado em diversos Museus e Centros culturais. Faz parte do Coletivo Akangatu e escreve para o site do Click Museus desde Outubro de 2020.

Rittieli Quaiatto é doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM. Especialista em Design de Superfície pela UFSM e Bacharel em Artes Visuais pela mesma instituição. É integrante do LABART/UFSM e membro dos grupos de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq e do GPECAE/UFPE. Participa do Coletivo Akangatu e é colaboradora na plataforma Click Museus desde 2020 criando conteúdos para o site.

Sabrina Nunes é graduanda do curso de Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, e presidente do Centro Acadêmico Professor José Arnaldo Coelho de Aguiar Lima – CAMUL. Também, é bolsista voluntária de extensão desde 2020 no Museu da Farmácia de Ouro Preto, responsável pelo Setor Educativo da Instituição. Se tornou membro do Click Museus em 2020, e atua desenvolvendo matérias sobre Museus e o campo da Museologia. 

Sâmmya Dias é graduanda em Museologia na UFMG e estagiária no setor de documentação do Museu Casa Kubitschek. É bolsista voluntária de extensão no Centro de Memória da Odontologia da UFMG e revisora no Museu da Pessoa. É uma das participantes mais antigas do Click Museus e está na mesma área desde o início: desenvolvimento de matérias autorais e divulgando notícias sobre patrimônio e museus no site! Também já colaborou em algumas atividades do Click, sendo a responsável pela proposta “O Museu é a Casa” na 14ª Semana de Museus.

Rodrigo Rangel, T.I pelo Senac, é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site do Click Museus. 

(In memoriam) Otávio Rangel, graduado em Filosofia(2011)  e Ciência Sociais (2021) pela Universidade Federal de São Paulo, pós-graduado em Gestão Cultural pelo SESC, fundador e coordenador do  grupo: “Os Ninguéns”. Sua  primeira experiência com audiovisual foi em Santa Catarina em uma oficina de Capacitação em Tecnologia Digital em Vídeo/ Jornalismo / Câmera / Edição / Produção pela Tv Floripa e Ponto de Cultural em 2013 que resultou no seu primeiro curta metragem: “o que fica?” No coletivo Akangatu atuou como produtor, pesquisador, roteirista e diretor do audiovisual, desenvolveu duas ações: “Pílulas Museológicas”, que consiste em vídeos curtos que tem como função tornar didático conceitos museológicos, e dirigiu a ação “Palhaços no museu”, ambas presentes nas redes sociais do coletivo.

Read Previous

Conheça o Projeto “Click Museus” e suas ações

Read Next

Oficina Oswald de Andrade – Vaga Estágio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *