Conheça a lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico

Hoje dia 19 de abril, dia do Índio, é momento ideal para refletirmos sobre a realidade dos povos indígenas, sobre o modo como essa temática vem sendo abordada nas escolas públicas, devemos conhecer e debater sobre a riqueza cultural e a contribuição da diversidade indígena para a nossa sociedade, e assim compreendermos a verdadeira História nacional Brasileira.

Um estudo realizado pelas pesquisadoras Kelly Russo e Mariana Paladino, em 2016 investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro, com foco nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região. A relevância da pesquisa se justifica pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica.

As pesquisadoras conclui que a implementação da lei 11.645/2008 constitui-se em um desafio para os/as professores/as, como exemplo temos: ao trabalharmos o “dia do índio” encontra-se com facilidade exercícios e atividades na internet, nos livros didáticos, mas, estes costumam reforçar estereótipos e preconceitos sobre os índios, abordando de forma superficial e generalizada. Deste modo, os alunos não são preparados para enfrentar uma sociedade pluriétnica, onde os povos indígenas partem não só do passado, mas sim de nosso presente e também de nosso futuro,

Nós, enquanto educadores devemos inserir o debate sobre os povos indígenas de forma ampla, mostrando a realidade indígena através de imagens, contando a história de resistências, das lutas por sobrevivência, da tentativa dos europeus em escravizar os índios, exterminar a cultura indígena, obrigando-os a seguirem a religião cristã. Relatar a forma como estes viviam no passado e como vivem atualmente, abordar sobre a legislação e as políticas públicas em benefício destes, e principalmente identificar e respeitar as diversidades. Assim evitaremos reproduzir preconceitos e esteriótipos. Podemos perceber que muito falta avançar para uma inclusão da temática indígena mais aprofundada nos cursos de formação inicial de professores.

Fonte: Correio do povo, 2021

No país, cerca de novecentos mil indivíduos se autodeclararam indígenas de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) (2010).Também de acordo com esse órgão, um terço dessa população está fora de territórios indígenas: habitam desde pequenas comunidades rurais a grandes capitais do país, além de estarem presentes em todos os estados brasileiros. E você caro leitor, conhece a História dos povos Indígenas?

Fonte: Cultura.Mt.gov.br

Caixa Cultural convida para Oficina online de Móbiles Florais Kokedama