4 comidas que são patrimônio cultural

Você conhece comidas que são patrimônio cultural do nosso país? Pois é, quando temos algo tão intrínseco a uma cultura, não só a receita como a forma de preparo e todos os ingredientes viram parte da história de um local.

Já falamos um pouco sobre o conceito de patrimônio histórico em um texto anterior (Confira Aqui), mas queríamos nos aprofundar no assunto um pouquinho mais para garantir uma melhor exemplificação do conceito de uma maneira geral.

Sendo assim, separamos aqui quatro comidas que são patrimônio cultural e que marcaram história sobre o que é ser brasileiro de verdade.

Vamos dar uma olhada?

4 comidas que são patrimônio cultural

Antes de começar só gostaríamos de dizer que existem mais exemplos, mas ficam aqui algumas das que você provavelmente vai mais se identificar de alguma forma.

Mas se sentir que excluímos algo muito importante, deixe nos comentários para fazermos uma parte 2, que tal?

1 – Queijo Minas

Você que gosta de um queijinho provavelmente tem o queijo minas como algo especial na sua dieta, não é?

Então, não só o queijo em si é um patrimônio cultura hoje, mas também seu procedimento de fabricação e preservação;

Afinal de contas, a receita é tão comum que leva o próprio nome do estado.

2 – Bolo de Rolo

Esta é uma derivação deliciosa do já maravilhoso rocambole. O bolo de rolo é uma marca do estado de Pernambuco, sendo um patrimônio cultural imaterial da região!

Como o brasileiro ama uma sobremesa, esta opção não deveria ficar de fora.

3 – Cajuína

Esta é uma bebida deliciosa e refrescante que desde as primeiras comunidades indígenas pré-colonização vem sendo preparada com muita tradição e amor.

Hoje ela se encontra como um patrimônio do estado do Piauí, assim como toda a sua forma de preparo.

4 – Acarajé

Para quem aí é doido por uma comida apimentada, vai encontrar no acarajé uma opção perfeita de alimento para qualquer hora.

Como esperado, é um patrimônio do estado da Bahia. Mas pode ser encontrado em qualquer estado do país.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer dúvida sobre o tema estamos à disposição para ajudar, ok?

Até a próxima!

UNIFESP oferta curso gratuito de contação de histórias

UNIFESP oferta mais de 18 cursos online e gratuito