Ciranda do Nordeste é Patrimônio Imaterial Nacional

Em 31 de agosto de 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou a Ciranda do Nordeste como Patrimônio Imaterial do Brasil. A decisão do registro no Livro de Registro das Celebrações ocorreu unanimemente pelo conselho. Ela é uma manifestação popular que mistura o canto com instrumentos percussivos, poesias e danças em roda e que se espalha pela Paraíba e por Pernambuco.

O pedido do registro foi feito pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, apoiado por um abaixo-assinado de solicitação da população. Em seguida, realizaram uma pesquisa de identificação com aplicação do Inventário Naiconal de Referências Culturais (INRC) que culminou no dossiê do registro da Ciranda do Nordeste.

A decisão foi muito bem recebida. Lia de Itamaracá, cirandeira mais conhecida no mundo e patrimônio vivo pernambucano há 16 anos, comemorou o registro “antes tarde do que nunca”. Já Gilson Machado Neto, pernambucano ministro do Turismo, celebrou que o “tesouro cultural” com o qual cresceu teve reconhecimento nacional. O mesmo foi dito por Larissa Peixoto, presidente do IPHAN. Ela acredita que reconhecer a importância nacional da Ciranda do Nordeste, e não apenas local, terá papel importante na valorização de diferentes culturas e identidades.

Os saberes, modos de fazer e valores dessa expressão coletiva estão sendo constantemente reiterados, transformados e atualizados, o que constitui uma tradição vital enquanto canal de expressão e de fortalecimento de laços de pertencimento.

Larissa Peixoto, presidente do IPHAN

A Ciranda do Nordeste é, portanto, uma celebração da vida. Para isso, faz referência ao balanço do mar, aos ciclos da vida, à sutileza da infância. Quando os participantes dão as mãos em roda e celebram juntos, as memórias e os significados tomam cada um deles como uma sensação de pertencimento a um grupo.

Além disso, na Ciranda do Nordeste não há regras estritas sobre quem participa ou quando ela ocorre. Pode fazer parte de qualquer momento de celebração, de Festa Junina à evento escolar.

Ciranda do Nordeste é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil —  Português (Brasil)
Fonte: IPHAN

imagem: Foto: Paulo Maia (Ferreiros-PE)/Acervo Iphan

Quem foi Mary Anning, a paleontóloga de Ammonite?

Pina – Vaga Assistente de Captação de Relações institucionais