ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Parque das Ruínas reabre a visitação

A partir desse mês de junho, o Parque das Ruínas estará aberto para visitação. O espaço, que estava fechado devido à pandemia do Covid-19, voltou a receber visitantes apesar de manter a capacidade reduzida. Portanto, para realizar a visita é necessário retirar ingresso gratuito pelo site, escolhendo o dia e o horário de entrada que preferir.

Parque das Ruínas recebe Festa da Alemanha no fim de semana
Fonte: Catraca Livre.

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas foi inaugurado em 1997 na antiga residência de Laurinda Santos Lobo. Figura conhecida da alta sociedade carioca, Laurinda foi a primeira presidente do Movimento Sufragista Feminino, que havia fundado. Recebeu o apelido de “Marechala da Elegância” nas crônicas de João do Rio.

Considerada uma das mecenas mais conhecida da cidade, Laurinda realizava, em seu palacete de estilo neocolonial, grandes festas marcantes da Belle Époque brasileira. Recebia diversos artistas e intelectuais no espaço, dentre eles Villa Lobos e Tarsila do Amaral.

Após sua morte, em 1946, o edifício ficou abandonado e se tornou alvo de diversos roubos e depredações. As obras de arte, os pisos originais, a mobília deram lugar às ruínas. Devido à pressão da comunidade de Santa Teresa, bairro onde se localiza, a prefeitura desapropiou o imóvel ainda na década de 60, no entanto só foi revitalizado nos anos 90.

Parque das Ruínas - Curta RJ
Fonte: Curta RJ

O projeto dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes se propunha a manter as narrativas e as memórias que os vestígios da residência carregavam em si. Dessa maneira, o ferro e o vidro preencheriam os vazios, mas sem ocultar as marcas do tempo e dos períodos da sociedade no que se tornaria o Centro Cultural Parque das Ruínas.

Atualmente, o Centro Cultural oferece espaços de exposição que dão oportunidade para artistas emergente, um teatro com um quê de caverna que merece uma menção de destaque, além de um terraço com café e uma vista incrível do centro do Rio de Janeiro. No espaço, ocorrem ainda shows, oficinas e espetáculos que, todos nós torcemos!, retornarão em breve.

É possível, ainda, realizar um tour virtual pelo Parque das Ruínas.

Localização: Rua Murtinho Nobre, n° 169 – Santa Teresa, RJ. Para mais informações, acesse o site.

Nicole Castilho

Read Previous

Conhecendo o Museu Casa Guimarães Rosa / MG – Parte 1 – Cordisburgo/MG

Read Next

Conheça a Artista Edinara Melo

Deixe uma resposta