O 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura já se tornou uma tradição nas comemorações de fim de ano do Circuito Liberdade. Neste ano, o projeto, que tem curadoria do artista Leo Piló, faz uma homenagem ao legado de Alberto da Veiga Guignard, importante pintor que ficou conhecido por retratar paisagens de Minas Gerais. Com o tema “Flores para Guignard”, o presépio será ambientado em um cenário inspirado no Parque Municipal e na Belo Horizonte dos anos 1940.
A participação do público é fundamental para a construção do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. Até o dia 27 de novembro, no Ateliê Aberto, os participantes são convidados a construir, de forma coletiva, as folhagens, flores e vegetação que compõem o cenário do presépio criado por Leo Piló. As peças serão confeccionadas a partir de material reciclado, como embalagens de papel e papelão, plástico e jornal. O ateliê é realizado de quarta a domingo, das 10 às 12h e das 14h às 18h. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço, e não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição.
A 8ª edição do “Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Usiminas, e co-patrocínio da Sada e do Grupo Colorado. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e do Instituto Usiminas.
O artista Leo Piló
Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção – que revise atitudes e métodos de redução, reciclagem e reutilização – e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo metodologias de reutilização de resíduos urbanos e gerando novas possibilidades inseridas na realidade atual, em termos de cultura, arte, educação, recursos econômicos e outros benefícios.
O lixo se tornou uma especialidade, com o trabalho desenvolvido por meio da reciclagem, e dos catadores, com o artista Leo Piló, que sempre busca nova consciência ecológica e a pragmaticidade de seu trabalho na sociedade. Durante quase 15 anos, o artista trabalhou na associação Asmare e ministrou várias oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a exposição Lixoarte, que tinha como objetivo criar, com materiais recicláveis, móveis e objetos para mobiliar uma casa. Em 2014, Leo Piló criou instalações para a exposição “Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura”, por Ronaldo Fraga, e, desde 2015, é o curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.
SERVIÇO
Ateliê Aberto do 8º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Curadoria de Leo Piló
Até 27 de novembro de 2022
De quarta a domingo, das 10 às 12h e das 14h às 18h
Participação gratuita. Não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição.
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça-feira, das 10h às 21h
Quarta a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura