Após 300 anos de desenvolvimento em dezembro de 2020, o clássico Caffe Florian está em perigo de fechar. O motivo é: a enchente de novembro de 2019 foi a segunda maior enchente da história de Veneza, subiu quase dois metros o nível da agua, além da pandemia do Covid-19 que afetou o comercio no mundo.
Localizado no coração da Piazza San Marco o restaurante é um dos mais ativos e belos do mundo, conta com cinco quartos, todos com afrescos, sofás de veludo vermelho e detalhes em ouro e mármore.
À sua mesa, clientes regulares e distintos como Goethe, Rousseau, Balzac, Lord Byron, Marcel Proust, Hemingway e Modigliani. Por algum tempo, foi até o único café que permitia a entrada de mulheres.
Além do serviço impecável, garçons bem vestidos, bules e xícaras de porcelanas, decorados e com emblemas o Caffe Florian conta ainda com apresentações de música clássica do lado de fora, e a gente fica sentado assistindo o movimento da praça em busca de diversão.
O restaurante é parada obrigatoria para aqueles que visitam veneza, quando visitar experiemente o Caffèdell’Imperatore, um café, uma mistura de licor de zabaione e creme de leite (16 euros), ou o Caffè del Doge, que combina café com creme de gianduia, creme e avelãs (€ 15,00). Para jantar peça uma sanduíche club (16,50 euros).
Fonte: oliberal