CCBB lança tour virtual 360º da exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), recebeu em 18 de novembro de 2020 a maior coletânea do artista tcheco Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau, já exibida no Brasil. A mostra homenageia o ícone máximo do movimento artístico do fim do século XIX, a exposição foi prorrogada até 28 de fevereiro de 2021, com entrada gratuita.

São cerca de 100 obras, entre cartazes, desenhos, pinturas, gravuras, objetos, livros e fotografias, que percorrem a obra do artista e também sua influência no mundo contemporâneo. As obras e objetos são provenientes da Fundação Mucha, em Praga, e de outras coleções internacionais. A mostra abarca quatro seções temáticas: Mulheres – Ícones e Musas, O estilo Mucha – Uma linguagem visual, A beleza – O poder da inspiração e Continuidade do ‘estilo Mucha’, que por sua vez inclui a interpretação do legado do artista na forma de posters psicodélicos dos anos 1970 e nas ilustrações de mangá e outras histórias em quadrinhos.

No entanto, dia 02 de fevereiro o CCBBRJ lançou um tour virtual 360° que acompanha o caráter inclusivo, em transpor suas atividades para o ambiente virtual. “Diante da pandemia precisamos nos adaptar. Desde abril de 2020, investimos em projetos online para dar continuidade a nossa missão de levar arte e cultura para as pessoas. Agora, com a exposição de Alphonse Mucha, não poderia ser diferente”, afirma a gerente-geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, Sueli Voltarelli. “Estamos com a exposição aberta desde novembro, mas também queremos oferecer atividades virtuais àqueles que não querem ou não podem visitar presencialmente o CCBB neste momento”, completa.

Théâtre de la Renaissance: Desing para um outdoor de teatro – Exposição online
Acessório de luz inspirado em “PRINCESSE LOINTAINE”, de Mucha, feito por Adolphe Armand Truffier (ativo c.1899 a 1937) – Exposição online

Tour virtual pela mostra Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau
Acesse em: http://www.viewroom.io/

Alphonse Mucha: O Legado da Art Nouveau
Período: entre 18 de novembro e 28 de fevereiro 2021
Horários: todos os dias, exceto terças, das 9h às 17h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ

Fonte usadas: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/

Caffe Florian a Cafeteria mais antiga do mundo

Beatriz Milhazes no MASP

One Comment

• Que belíssima exposição!