ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Quem foi Hélio Oiticica

Pintor, escultor, artista plástico, anarquista e um relevante performático, conhece a história de Hélio Oiticica, onde nasceu, qual a sua influência na performance artística e quais foram as suas principais obras.

Sendo assim, nós do Click Museus estamos aqui para trazer uma análise da vida e obra deste importante personagem.

Vamos conferir?

Biografia de Hélio Oiticica

Nasceu em 26 de julho de 1937 no Rio de Janeiro, e morreu em 22 de março de 1980, foi neto do brasileiro José Oiticica, anarquista, professor e filósofo, que foi autor do livro ”O anarquismo ao alcance de todos”.

Até os 10 anos de idade ele não frequentou escola, porém foi educado em casa pelos pais. Em 1954 ele iniciou seus estudos na escola de arte de Pablo Valter, no Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Qual a sua influência na performance 

Hélio Oiticica foi um artista que se destacou na performance pelo caráter inovador, ela tinha personalidade e sempre construía algo único e autoral, por isso foi considerado um dos maiores artistas brasileiros.

Ele sempre buscava unir a arte com a vida. Infelizmente após a sua morte a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, tentou deixar os acervos do artista disponíveis ao público, mas com o incêndio que ocorreu em 2009, parte de suas obras foram destruídas.

Quais suas principais obras

Primeiramente sua carreira teve início com seu irmão César Oiticica, em 1964. Então, dentre todas as obras apresentadas pelo artista, algumas se destacaram tanto na época, como nos dias atuais, essas foram as principais: 

  • Agripina é Roma em Manhattan; 
  • B11 Bólide Caixa 9; 
  • B15 Bólide Vidro 4 – Terra; 
  • B17 Bólide Vidro 5 (Homenagem a Mondrian).

Considerações finais

Mas e aí, gostou de saber um pouco mais sobre Hélio Oiticica? Então deixe aqui nos comentários suas dúvidas, impressões e sugestões sobre o tema.

Até a nossa próxima matéria!

Click Museus

Read Previous

História da Vila Itororó – Confira Aqui

Read Next

Bauhaus disponibiliza para download livros e jornais raros

Deixe uma resposta