Depois do touro dourado na B3, uma baleia metálica de cerca de 20 metros de comprimento e 6 de altura passou a ocupar o cruzamento entre a avenida Faria Lima e a rua Leopoldo Couto de Magalhães, no Itaim, em São Paulo. A escultura, portanto, fica na praça do Edifício B32, a nova sede do Facebook no país. O espaço, aliás, possui cafés, restaurantes e programação cultural e o acesso pode ser feito pela própria baleia.
Com um custo de 2 milhões de reais, os arquitetos que projetaram a baleia metálica se inspiraram em clássicos da literatura para a escolha do animal. Sendo assim, Moby Dick, Pinóquio e outras histórias se tornaram inspiração para a criação de um projeto que incentivasse a preservação da natureza.
Além da baleia real que navega nos mares, existe a baleia mítica que navega em nossas mentes, com enorme carga de símbolos. E o mais marcante vem da história de Jonas, que fala de transformação, missão e a busca de valores. É isso que queremos para São Paulo – que as pessoas pensem na transformação que nossa cidade merece.
Rafael Birmann, empreendedor do B32, para a Revista Projeto
O projeto da baleia metálica foi elaborado pelo escritório Pei Partnership Architects. Aliás, a direção da empresa é de Chien Chung Pei, filho do arquiteto I.M.Pei, responsável pela pirâmide de vidro do Museu do Louvre.