100 anos do modernismo no Centro Cultural Fiesp

Inaugurou no Centro Cultural Fiesp a exposição “Era uma vez o moderno” em comemoração ao centenário do modernismo marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922. No entanto, estão expostos diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte do movimento entre 1910 e 1944. Assim, as cerca de 300 peças buscam contar a história do modernismo através da expressão dos seus personagens.

Dessa forma, a exposição tem como destaque obras e documentos de artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Ismael Néry, Guilherme de Almeida e Gilberto Freire, por exemplo. Alguns destes, aliás, se transformaram em dramatizações interpretadas por atores e que se transformaram em vídeos. Dessa forma, o visitante pode ver o artista em cenas e momentos marcantes da época. No entanto, para além da sua produção, a exposição conduz o visitante a compreender essas figuras de maneira mais real, mais humana.

“Era uma vez o moderno” é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Fiesp (CCF) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a curadoria ficou por conta do pesquisador e professor do IEB Luiz Armando Bagolin e do historiador Fabrício Reiner. Assim, foi possível organizar a maior exposição sobre o modernismo do mundo! A visitação é gratuita e vai até dia 29 de maio de 2022.

Serviço da exposição “Era uma vez o moderno”

Visitação: de 10 de dezembro de 2021 a 29 de maio de 2022.

Funcionamento: de quarta a sexta, de 12h às 20h; e sábado e domingo, de 11h às 20h.

Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp)

Entrada gratuita.

Foto de Capa: Blog Portal Pós

Baleia metálica na Faria Lima

Leilão tem figurino do BTS como peça mais cara

• A obra Operários usada na divulgação estará exposta?

• I’ve learn some just right stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I surprise how a lot effort you put to make any such fantastic informative website.