No intuito de reavivar a festa tradicional da cidade e a identidade da Arte regional e dos movimentos culturais, convergindo o popular e o erudito, as artes visuais, literatura, dança, fotografia, artesanato, entre outros, o Balaio de Arte Cultura surgiu em Pato de Minas em 2011. Cláudio Nasser, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, sua esposa, psicóloga e escritora, Regina Maria de Faria Carvalho e o professor de português Alexandre Pereira Magalhães deram início ao projeto como mais um atrativo da Festa Nacional do Milho – Fenamilho.
Depois de 2015, o evento ocupou o centro da cidade de Patos de Minas com diversas apresentações artisticas abertas ao público. O evento, que acontece anualmente, infelizmente não pode ser realizado no ano de 2020 devido a pandemia do novo coronavírus, mas os produtores não deixaram passar despercebido a comemoração de 10 anos de projeto.
Na quinta feira (10/09/2020), os diretores produziram um filme com a participação de diversos artistas. O vídeo disponibilizado na plataforma de vídeos YouTube foi produzido em apenas 10 dias e tem uma duração de uma hora.
Balaio Arte e Cultura 10 Anos – Filme Espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=D5xGyV0_sfg&feature=emb_title