As “estações fantasmas” do metrô de São Paulo

São Paulo é palco do ritmo frenético da industrialização há muitas décadas. Sendo assim, desde meados do século XX, o transito é um fator marcante desse espaço. Numa tentativa de amenizar esse caos e contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade, deu-se início à construção das linhas de metrô.

Na década de 1960, o prefeito Faria Lima criou o Grupo Executivo Metropolitano (GEM) que contratou a empresa HMD. O grupo era chefiado por Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, o primeiro presidente do Metrô. Então, tiveram início os primeiros projetos de linhas metroviárias na cidade de São Paulo. Porém, muitas delas permanecem em uso até os dias de hoje, no entanto outras foram abandonadas no meio do percurso por diversas razões. Assim, acabaram se tornando “estações fantasmas” que se escondem atrás de tapumes. Vamos conhecer algumas delas?

Conheça as “estações fantasmas” do Metrô de São Paulo - São Paulo Secreto
Foto: Alexandre Giesbrecht

A Estação Pedro II era para ser um pouco mais ampla do que é atualmente como parte da Linha 3 – Vermelha, que liga Itaquera à Barra Funda. O projeto inicial pretendia incluí-la no itinerário da atual Linha 4 – Amarela. Na época, o governo do estado até construiu a plataforma de embarque. Porém, os projetistas mudaram o traçado da linha e a plataforma nunca chegou à inauguração. Assim, ela ficou abandonada e se tornou um depósito.

Outro projeto que abandonaram no meio foi o do Ramal Moema. Ele tinha como propósito conectar a Linha 1 – Azul e a 2 – Verde à Moema. Os trilhos seguiriam o trajeto da Avenida 23 de Maio. No entanto, mesmo com cerca de 200 metros prontos, deixaram a plataforma e os túneis de lado. Ainda assim, é possível ver resquícios do “projeto fantasma” na Estação Paraíso.

E aí, já conhecia alguma dessas duas? Tem “estações fantasmas” na sua cidade?

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